Hoje é comemorado o Dia Nacional do Teatro Acessível

Hoje é comemorado o Dia Nacional do Teatro Acessível

Teatro Municipal de Ouro Preto (MG) é considerado o mais antigo do BrasilData ajuda a divulgar importância da adoção de práticas de acessibilidade física e comunicativa a pessoas com deficiência

Nesta sexta-feira (19) é comemorado, pela primeira vez no Brasil, o “Dia Nacional do Teatro Acessível: Arte, Prazer e Direitos”, com o lançamento de uma campanha midiática com conteúdo de relevância pública sobre acessibilidade nas Artes Cênicas. A cerimônia será realizada às 19h, no Teatro Ipanema (RJ), e contará com as presenças da ministra da Cultura, Marta Suplicy, e da secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural, Márcia Rollemberg. A data ajudará a divulgar a cultura por meio de atividades cênicas que utilizem práticas de acessibilidade física e comunicativa a pessoas com deficiência.

Histório

O costume de assistir teatro começou com a chegada da Família Real ao Brasil, em 1808. O rei convidava companhias estrangeiras para apresentarem seus espetáculos aqui. A partir do século XIX, tem início a comédia de costumes, com destaque para os textos de Martins Pena. Logo em seguida, apareceria o Teatro de Revista.

Mas foi com a estreia de “Vestido de Noiva”, de Nelson Rodrigues, em 1943, que a crítica aponta o nascimento do teatro brasileiro moderno. Com direção do polonês Ziembinski, a peça quebrava com todos os padrões da época.

Nos anos seguintes, várias companhias de teatro surgiram no eixo Rio-São Paulo, como Maria Della Costa e Teatro Popular de Arte.

Acessibilidade

A acessibilidade é um conceito e um direito da população considerado prioridade para a Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SCDC/MinC), que incorporou a campanha Teatro Acessível: Arte Prazer e Direitos, criada em 2011, pela ONG Escola de Gente, como conteúdo das políticas públicas que regem o ministério e o Sistema Nacional de Cultura (SNC).

No lançamento, será exibido o musical Um Amigo Diferente, símbolo da campanha por ser o primeiro espetáculo para crianças e jovens no País a utilizar todos os recursos de acessibilidade previstos em lei. Serão dois dias de espetáculo gratuito, promovido pela Escola de Gente em comemoração a data.

Na primeira apresentação, aberta ao público, a gestores governamentais da área cultural, convidados, e a parceiros da campanha, tais como o deputado federal Jean Wyllys, devem assistir o espetáculo. A segunda será no dia 20 de setembro, às 16h, para estudantes de escolas públicas.

Parceiros

Com ativa participação da Fundação Nacional de Artes (Funarte), a campanha conta ainda com as parcerias da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, do Ministério Público, meios de comunicação, empresas privadas, movimentos sociais, a classe artística e de redes que atuam na área de acessibilidade física e comunicação.

Fonte: http://www.brasil.gov.br/cultura/2014/09/hoje-19-e-comemorado-o-dia-nacional-do-teatro-acessivel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *