IBM: APPS PARA NECESSIDADES ESPECIAIS

IBM: APPS PARA NECESSIDADES ESPECIAIS

Ícones saindo de um smartphone

Uma nova ferramenta da IBM, de apoio ao desenvolvimento de aplicações móveis em iOS e Android, vai beneficiar mais de mil milhões de pessoas em todo o mundo, focando-se nos mais idosos e na população com deficiências auditivas e visuais. Segundo a gigante tecnológica, o Mobile Accessibility Checker alerta para eventuais falhas durante a programação de uma app de forma a melhorar a experiência de utilização de pessoas com necessidades especiais.

Falta de descrição, baixo contraste de cores, limitações na navegação via teclado ou o tamanho do ícone no ecrã e das letras são algumas das questões de usabilidade e acessibilidade que a ferramenta ajuda a identificar e a resolver durante o processo de desenvolvimento do software de aplicações. Além disso, recomenda correcções que estão de acordo com os padrões de mercado e regulamentações governamentais.

“A tecnologia móvel abriu uma nova era de oportunidades, mas muitas aplicações móveis apresentam falhas que impedem cidadãos com deficiência e idosos de usá-las de forma eficaz”, constatou Frances Oeste, IBM Chief Accessibility Officer, fundamentando a importância do Mobile Accessibility Checker. Esta nova solução, também disponível no modelo cloud as-a-service ou como componente de software da IBM, “ajudará a uma maior inclusão social através da tecnologia móvel”.

De acordo com a Flurry Analytics Yahoo!, a utilização de aplicações móveis cresceu 76% no ano passado, sendo que, desde Julho de 2014, a loja Google Play tem disponíveis 1,3 milhões de apps e a Apple App Store 1,2 milhões. Diariamente, 60% da população mundial faz uso dos dispositivos móveis para fazer compras, ler notícias, ouvir música, verificar e-mails ou trocar mensagens escritas e fazer chamadas de voz.

Fonte: http://www.smart-cities.pt/pt/noticia/ibm-apps-para-necessidades-especiais-789

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.