Ilhabela recebe a Caravana da Inclusão e prefeito anuncia investimento em acessibilidade

Ilhabela recebe a Caravana da Inclusão e prefeito anuncia investimento em acessibilidade

Durante todo o dia 25 de setembro, o município de Ilhabela recebeu a Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania, realizada pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo (SEDPCD/SP), em parceria com a UVESP e o CEAPcD – Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência.

Dos seus 28.196 habitantes, Ilhabela tem 7.409 pessoas com algum tipo de deficiência (dados CENSO/IBGE-2010), parcela considerável que evidencia a importância da disseminação de informação, a discussão de políticas públicas e o acesso aos projetos voltados às pessoas com deficiência.

O prefeito Toninho Colucci, abriu seu pronunciamento informando que a questão do turismo é um polo gerador de riqueza, trabalho conjunto entre município e   Governo do estado. Colucci entregou e apresentou a nova planta da APAE de Ilhabela e anunciou investimento de R$ 2,3 milhões para construção da uniade, que terá início ainda este ano.

Anunciou também uma nova estação de água para atender a cidade, com investimento de R$ 4,5 milhões e afirmou que foi a administração que mais criou concursos para atender demandas, sempre com vagas exclusivas para pessoas com deficiência. “Ilhabela tinha uma cobrança de 20 anos do Ministério Público, pois não tinha licitação e nenhum tipo de acessibilidade; hoje toda nossa frota é renovada com acessibilidade e queremos implantar também o transporte aquaviário com acessibilidade para pessoas com deficiência. Vamos investir em acessibilidade em nossas praias, e estamos reservando um espaço exclusivo para pessoas com deficiência”, destacou.

A abertura da Caravana ficou por conta dos alunos da APAE Ilhabela que participaram do Desfile de Moda Inclusiva e da apresentação da peça teatral ‘O Grande Rabanete’, com o Grupo ‘Os Peraltinhas’ no Centro Educacional e Cultural “Prefeito Roberto Fazzini. Além do prefeito, participaram do evento o Secretário de Estado Adjunto da SEDPCD/SP, Cid Torquato; o presidente da UVESP, Sebastião Misiara; o Subsecretário de Assuntos Parlamentares do Governo do Estado de São Paulo, João Caramez; a Vice Presidente do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência, Ligia Soares; entre outras autoridades.

O Secretário Adjunto, Cid Torquato, parabenizou a atual administração pela melhoria em vários pontos da cidade, que conhece e acompanha desde os anos 70. “Acessibilidade traz uma melhor vivência na cidade para todos os cidadãos. Ouvi muitos elogios dessa gestão, e gestão pública não é fácil. Ilhabela me surpreendeu com o avanço que tem tido, a questão da deficiência e inclusão tem sido prioridade do Governo do Estado, a Caravana mostra isso, rodando o Estado e levando experiências municipais para multiplicar em outros municípios do Estado”, finalizou.

O presidente da Uvesp. Sebastião Misiara, informou que o Estado de São Paulo foi o primeiro a criar uma Secretaria para assuntos ligados às pessoas com deficiência e afirmou que a sociedade civil tem a responsabilidade de incluir as pessoas com deficiência em qualquer tipo de atividade, pois esse ato tem mostrado grande avanço na inclusão dessas pessoas. “O prefeito tem que ser alguém que anime a comunidade e ajude as pessoas a entenderem que é preciso construir, independente da crise. O Colucci deixa sua administração cuidando de Ilhabela e viaja divulgando o turismo de sua cidade, não é à toa que na próxima semana, 91% de sua rede hoteleira está ocupada”, finalizou ainda afirmando que Colucci é o principal Relações Públicas de Ilhabela.

ENCONTRO REGIONAL SOBRE VIOLÊNCIA CONTRA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Paralelamente à Caravana, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo realiza os Encontros Regionais do Programa Estadual de Prevenção e Combate à Violência contra a Pessoa com Deficiência com o apoio da APAE da região.

Foram apresentados dados gerais do programa e a experiência da Delegacia da Pessoa com Deficiência.

A psicóloga Rita de Cássia Kileber Barbosa, falou sobre as violações e violências praticadas contra as pessoas com deficiência desde o nazismo aos dias atuais e os paradigmas de institucionalização, integração social, inclusão social e emancipação.

O psicólogo Marco Aurélio Teixeira de Queiroz apresentou as características da violência contra as pessoas com deficiência e como estruturar um trabalho em rede para prevenir e enfrentar estes casos de violência.

A próxima cidade a receber a 6ª Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania é Cajati em 23 de outubro. A entrada é franca e todos estão convidados.

Agenda da 6ª Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania. 

23/10 – CAJATI
06/11 – DRACENA
27/11 – PRESIDENTE EPITÁCIO
11/12 – VALINHOS

Fonte: http://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/ultimas-noticias/ilhabela-recebe-a-caravana-da-inclusao-e-prefeito-anuncia-investimento-em-acessibilidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *