Instituto procura famílias para abrigarem futuros cães-guia
Instituto procura famílias para abrigarem futuros cães-guia

Instituto procura famílias para abrigarem futuros cães-guia

O Instituto Magnus, entidade do terceiro setor que está iniciando um trabalho de adestramento de cães-guia, está 215398_1cadastrando famílias de Sorocaba e região interessadas em abrigar os filhotes antes do início do treinamento. Numa primeira fase do projeto são 32 filhotes, das raças Golden Retriever e Labrador, que buscam um lar temporário, até completarem um ano de vida, quando depois seguirão para receber todos os ensinamentos necessários. Após serem capacitados, os cães serão doados a deficientes visuais.

De acordo com George Harrison, especialista do Instituto Magnus, a infraestrutura que abrigará a administração e o canil está sendo construída em Salto de Pirapora para receber os cães em 2017. Até lá, conforme forem nascendo e sendo selecionados — de acordo com as características necessárias para a atividade –, os cães ficarão na casa das famílias voluntárias a partir dos dois meses de vida. Estas receberão auxílio para compra de ração, medicações e também para promover a educação do animal para o convívio caseiro.

Isso porque o primeiro ano de vida de um futuro cão-guia não é somente de esperar o momento do adestramento, mas de aprender as regras de convivência. “Eles devem aprender que chinelos não são brinquedos e que não pode subir na cama, por exemplo”, explica.
Além disso, a família também deve ter disponibilidade para circular com o cão por diversas situações, como atividades de lazer, viagens, no transporte público, por exemplo. Isso, conta George, é a parte mais difícil do trabalho. “Se está acompanhando o cego, o cão-guia até é bem-vindo. Mas muita gente não entende que o filhote em socialização também precisa entrar nos lugares para aprender”, afirma. Nessa missão, a família voluntária contará com o apoio de documentos, que comprovam a situação, e até coletes que identificam os cachorros como cão-guia em treinamento.

Fonte: http://www.jornalcruzeiro.com.br/materia/738852/instituto-procura-familias-para-abrigarem-futuros-caes-guia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.