Jovens experimentam banho de mar seguro com o Praia Acessível

Jovens experimentam banho de mar seguro com o Praia Acessível

Após respectivos 5 e 10 anos sem um banho de mar, Marcos Nogueira e Danilo Araújo, ambos com paralisia cerebral e atletas de bocha adaptada, usaram neste sábado (26) pela primeira vez as cadeiras anfíbias do programa ‘Praia Acessível’, parceria da prefeitura e governo estadual. Os resultados foram largos sorrisos nos seus rostos e de suas mães.

“A água ‘tava’ muito boa”, disse Danilo, 20 anos, após a entrada no mar do Gonzaga. “Aqui, com a ajuda dos monitores, eles podem passear pela areia e entrar no mar, o que a gente não consegue com a cadeira de rodas. Agora ele vai querer estar sempre aqui”, disse sua mãe, Jussara Araújo.

“Não ‘tava’ gelada”, respondeu Marcos, 21, apesar do sol entre nuvens e temperatura de 22 graus. Nas outras vezes que conseguiu entrar no mar contou com a ajuda da mãe e de banhistas desconhecidos. “Com a cadeira dá mais segurança”, acrescenta ele. “Era muito difícil carregá-lo, não estava mais agüentando o peso. Usava a cadeira de praia, mas ela afundava. Aqui é bem legal e ele ficou super feliz”, revela a mãe Solange Nogueira.

Os dois jovens integram a equipe de bocha adaptada da Adfisa (Associação de Deficientes Físicos de Santos) e estavam acompanhados de outros atletas do time: Paula Nogueira (irmã gêmea de Marcos), Igor André Montoro, Laís Serrão e Thaynara de Oliveira.

Onde ir

O Praia Acessível permite o banho de mar seguro de pessoas com deficiências e dificuldade de locomoção. Ele é gerenciado pela Secid (Secretaria Municipal de Defesa da Cidadania), por meio da Coordenadoria de Defesa de Políticas para Pessoas com Deficiências, com as cadeiras disponibilizadas pelo governo estadual.

A partir deste ano o programa ocorre de forma ininterrupta durante todo o ano, não mais apenas na temporada de verão. Neste domingo (27), o atendimento ocorre das 10h às 16h na praia do Gonzaga, ao lado do Canal 3. No próximo final de semana (sábado e domingo) o posto ficará montado na Ponta da Praia (em frente ao Aquário) no mesmo horário.

As cadeiras podem ser utilizadas gratuitamente por 30 minutos, com o suporte de profissionais. Para participar é só ir ao local. Menores devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis. Grupos precisam agendar pelo 3201-5075 (Secid) ou pelo e-mailsecid@santos.sp.gov.br.

Fonte: http://www.santos.sp.gov.br/noticia/732587/jovens-experimentam-banho-de-mar-seguro-com-o-praia-acess-vel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.