Lar das Moças Cegas adquire novo equipamento
Lar das Moças Cegas adquire novo equipamento

Lar das Moças Cegas adquire novo equipamento

A Instituição recebeu nesta quarta-feira a equipe da Tecassistiva para treinamento

O Lar das Moças Cegas (LMC) adquiriu novos equipamentos que permitem leitura de arquivos digitalizados em voz e braille. Trata-se do Scanner de Voz e da Linha Braille da empresa Tecassistiva, especializada tecnologia e acessibilidade. A equipe esteve presente para entrega, instalação e treinamento das novas ferramentas.

O diretor executivo da Tecassistiva, Alessandro Augusto, ministrou uma palestra para os colaboradores do LMC e após a instalação do equipamento fez uma demonstração de uso e treinou os profissionais envolvidos.

O equipamento

Conectado ao computador, o Scanner de Voz permite escanear documentos impressos e reproduzir com o sintetizador de voz o texto digitalizado pelo software de OCR. Com ele o deficiente visual pode ouvir a leitura do conteúdo de uma conta de luz, por exemplo; ou de um carnê escolar; ou um contrato de aluguel. O dispositivo escaneia o documento, faz a leitura, e ainda produz um arquivo de som com a leitura feita, caso o usuário assim o deseje.

Já, o display Braille, também conhecido como Linha Braille, é um dispositivo de saída de computador que exibe dinamicamente em Braille a informação da tela. Trabalha em sincronia com um software leitor de tela, que seleciona os textos e os traduz para o Braille. Seu sistema eletromecânico movimenta pinos dispostos verticalmente para representar múltiplas celas Braille, permitindo ao utilizador a leitura tátil das informações exibidas. É importante para pessoas com cegueira que precisam de um maior controle sobre a ortografia de textos, o layout de um documento ou um complemento à voz sintetizada para ter maior rapidez na leitura da tela. É como se fosse um teclado, mais longo, só que ao invés de teclas faz surgir os pontos de braille, em relevo, para que o usuário possa ler com seus dedos, simultaneamente, o conteúdo mostrado na tela do computador.

A inauguração oficial será dia 16/04 durante o aniversário do LMC. Essa é uma grande aquisição para o LMC que permitirá mais independência e inclusão ao mundo digital. Além disso, a linha Braille proporciona o resgate da leitura.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.