Lar das Moças Cegas completa 71 anos de história
Lar das Moças Cegas completa 71 anos de história

Lar das Moças Cegas completa 71 anos de história

Instituição realiza programação especial, dia 16 de abril, com inauguração das Mesas Educacionais Alfabeto

Fachada do LMCO Lar das Moças Cegas (LMC), Centro de Educação e Reabilitação para Deficientes Visuais, celebra 71 anos de fundação no dia 18 de abril. Referência no país, a instituição comemorará seu aniversário no dia 16, quarta-feira. Entre as atividades realizadas haverá a inauguração das Mesas Educacionais Alfabeto, desenvolvidas pela Positivo e do novo site. Pela manhã, às 10h, o café da manhã “Cinco Estrelas” será oferecido aos alunos, voluntários e colaboradores da organização.

O grande cerimonial de comemoração ocorrerá às 20h. O orador da noite será o presidente da Câmara  Municipal de Santos, o vereador Sadao Nakai. Trata-se de uma solenidade fechada para 500 convidados.

Inaugurações

Na ocasião serão inauguradas as Mesas Educacionais Alfabeto adquiridas pela instituição através do programa Destinação Criança. As mesas permitem que os alunos se familiarizem com a linguagem escrita através do som, encaixando blocos coloridos em um grande painel eletrônico. À medida que são encaixadas, as letras são reconhecidas por um software especial e aparecem na tela do computador. Dessa forma, as crianças participam de atividades interativas, aprendendo a reconhecer o alfabeto, construir palavras, a encontrar significados, a descobrir acentos e a interpretar textos.

As mesas podem ser utilizadas por grupos de até seis crianças que participam da aula de maneira colaborativa.Professora Cíntia em atividade com aluna na Mesa Educacional A cerimônia marca, também a, inauguração do novo site da instituição. A página passou por modificações e volta com uma nova tecnologia, mais moderna e com acessibilidade para deficientes visuais.

Atividades do LMC

Atualmente, o Lar das Moças Cegas atende cerca de 200 deficientes visuais de todas as idades. A instituição conta com 80 voluntários e 134 colaboradores, e proporciona diversos serviços. Na área de Reabilitação há a intervenção precoce, o acompanhamento educacional, atividades esportivas e artísticas, cursos de capacitação profissional e atendimento terapêutico, proporcionando autonomia, independência e socialização aos deficientes visuais.

No setor da Baixa Visão, que atende cerca de 200 pacientes, é oferecido atendimentos oftalmológico, psicológico, pedagógico e social, além de tecnologia oftálmica. O LMC é a primeira instituição para deficientes visuais, no Brasil, certificada com o Selo de Qualidade ISO 9001:2008. A instituição possui três unidades: a Sede Administrativa e de atendimento, na Av. Ana Costa, nº 198, o Centro Aquático “Carlos Inocêncio Gomes”, Rua Pará n° 47e o “Sítio Paraíso”, em Pedro de Toledo, no Vale do Ribeira. Informações pelo telefone (13) 3226 2760.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *