Quem Somos

QUEM SOMOS

A proposta do LMC é que a pessoa com deficiência visual, possa ter todas as possibilidades e perspectivas de uma evolução e que ele consiga conviver socialmente como qualquer pessoa!

Cada pessoa atendida na instituição tem um projeto pedagógico ou terapêutico focado nas suas necessidades.

O trabalho dentro do LMC é dividido em alguns segmentos como: terapêutico, educacional, capacitante e extracurricular, promovendo assim uma dinâmica de autonomia e independência para cada indivíduo.

A proposta no LMC é que a pessoa com deficiência visual, seja ela uma criança ou um idoso, possa ter todas as possibilidades e perspectivas de uma evolução e que ele consiga conviver socialmente como qualquer pessoa!

A intenção é reabilitar; é fazer com que ele saia da perspectiva de “trancamento” institucional, tornando-o uma pessoa que tenha possibilidades de viver tudo aquilo que um ser humano tem direito.

MISSÃO
Atuar na comunidade tendo como compromisso a inclusão social, priorizando ações assistenciais, como também culturais, esportivas e educacionais, visando o respeito ao assistido e ao meio ambiente.
VISÃO
Maximizar os recursos resultantes de convênios e parcerias, obtidos na comunidade, na busca de melhorias constantes e inovações na gestão da qualidade.

Política da Qualidade

Satisfação dos Alunos
Promover o desenvolvimento humano, valorizando a diversidade, por meio de uma formação global e inclusiva, tendo como base ações assistenciais, proporcionando ao assistido pleno exercício da cidadania.
Reconhecimento aos Colaboradores
Oferecer um ambiente seguro e ético ao colaborador, proporcionando seu desenvolvimento profissional e humano.
Respeito à Comunidade
Manter uma relação de parceria e confiança no compromisso de sucesso de nossos assistidos e sociedade.
Gestão de Qualidade
Homologar a qualidade dos produtos e serviços com responsabilidade social: cumprindo os requisitos legais, tendo como foco a melhoria constante dos resultados operacionais, organizacionais e a satisfação dos nossos clientes.

Valores

Quanto aos Assistidos
• Respeito as suas expectativas e necessidades; Ênfase na qualidade de vida; Habilitação, Reabilitação e Educação para Inclusão na Sociedade; Desenvolvimento de responsabilidade quanto à cidadania e questões ambientais.
Quanto aos Colaboradores
Transparência administrativa priorizando o respeito e a ética; Desenvolvimento; Trabalho em equipe; Espírito empreendedor; Confiança em si, nos outros e na Instituição; Respeito ao ser humano; Treinamento e métodos voltados para a qualidade.
Quanto à Comunidade
Preservação da imagem da Instituição; Ser pró-ativa na comunicação com a comunidade tanto interna como externamente; Melhoria constante dos serviços prestados à comunidade, superando suas expectativas; Orientação para o atendimento das necessidades e expectativas dos clientes;
Quanto à Qualidade
Eficiência, rapidez e confiabilidade nos serviços prestados; Desenvolvimento dos fornecedores; Preferência aos efeitos de longo prazo aos de curto prazo; Fornecimento de serviços com qualidade autêntica, voltada à satisfação das necessidades dos nossos clientes; Gestão participativa da qualidade.

Veja a Descrição do logo do LMC

Prêmios

Prêmio Comunidade Em Ação 2006 – Categoria Voto Popular
O prêmio Comunidade em Ação é uma iniciativa da CPFL – Companhia Piratininga de Força e Luz de Santos e do jornal A Tribuna. É destinado a Baixada Santista e tem como objetivo valorizar as ações voluntárias de pessoas ou grupos que abdicam de seu tempo em benefício de causas sociais.
Prêmio E-Learning 2006
Prêmio concedido pela empresa Micro Power responsável pela criação do software Virtual Vision que permite a cegos e pessoas com baixa visão efetuarem a leitura da tela do computador. O LMC recebeu como prêmio o software para ser utilizado por seus alunos, além de um computador.
Prêmio Gestão Banas De Qualidade 2006
Prêmio oferecido pela Revista “Banas Qualidade” e Editora Epse. O Prêmio Banas é um modelo de premiação que segue critérios desenvolvidos sobre as normas ISO 9001:2000, com o objetivo de medir e avaliar o grau de desenvolvimento e de comprometimento da organização e de seus colaboradores no seu Sistema da Qualidade.
Prêmio Comunidade Em Ação 2006 – Categoria Voto Popular
No dia 17 de outubro de 2001 o presidente do LMC, Carlos Antonio Gomes, recebeu os prêmios Dr. Nedo Romiti e Dra. Maria José de Mesquita Romiti, numa solenidade que lotou o plenário e as galerias da Câmara Municipal. A premiação é outorgada, anualmente, pelo Legislativo. O Lar das Moças Cegas teve seu trabalho destacado, no pronunciamento, como uma entidade que auxilia, ajuda e colabora na administração pública da saúde, sendo uma das mais conceituadas instituições filantrópicas do país.
III Troféu Paulo Bueno Wolf
Vinte e nove profissionais que se destacaram em suas respectivas áreas no ano de 2001 receberam o troféu Paulo Bueno Wolf, em Santos. O presidente, Carlos Antonio Gomes foi premiado em nome do Lar das Moças Cegas, na Área Social. A comissão organizadora do evento foi composta por jornalistas, entidades e membros da comunidade. Idealizado por José Carlos Clemente, há três anos, o prêmio tem a finalidade de resgatar a memória do educador Paulo Bueno Wolf, que também foi escritor e diretor cultural do Centro Cultural Brasil-Estados Unidos (CCBEU) da cidade.
VIII Troféu Lydia Federici
Profissionais que mais se destacaram em suas áreas receberam o VIII Troféu Lydia Federici 2002, numa cerimônia realizada na sala Princesa Isabel, da Câmara Municipal de Santos. Com a presença da banda da Polícia Militar, os 25 indicados foram homenageados nas seguintes categorias: Destaque do Ano, Esportes, Política, Segurança, Área Social, Comunicação, Cultura, Saúde, Comercial, Educação e Grupo Musical do Ano. O Lar das Moças Cegas recebeu o troféu devido ao trabalho realizado pela equipe de voluntários da organização.

Áreas

Eventos

A Área é responsável por programar, realizar e coordenar os eventos da Instituição.

Evento pode ser definido como qualquer acontecimento que desperta interesse especial e é capaz de atrair público, promover e gerar renda. Isso inclui datas comemorativas, cerimoniais, feiras, almoços, festivais, jantares e outros. Os eventos realizados produzem resultados positivos para manutenção da Instituição como um todo.

Colabore com nossos eventos !!!

Contato:

Email: eventos@lmc.org.br

Tel: 3226.2760 ramal: 2769

Suprimentos

A Área de Suprimentos é responsável pelo processo de seleção, avaliação e reavaliação de fornecedores, homologação de produtos/serviços, processo de compras, desde a cotação, pedido, autorização, compra,inspeção e entrega do produto/serviço solicitado pelos setores da Instituição. O setor é responsável também, pelo controle e armazenamento de produtos contidos no almoxarifado, onde são armazenados itens utilizados no dia-a-dia da Instituição.

Contato:

Email: suprimento@lmc.org.br

Tel: 3226.2760 ramal 2768

Gestão da Qualidade

A Coordenação de Gestão da Qualidade tem por finalidade representar a Direção do LMC em assuntos relacionados à qualidade, garantir que o SIG – Sistema Integrado de Gestão seja, mantido e melhorado continuamente, cumprindo as normas e procedimentos internos de auto gestão.

Relatar o desempenho do SIG e as necessidades de melhoria à Alta Direção. Conscientizar os colaboradores da Instituição da importância do atendimento aos requisitos de nossos clientes.

Contato:

Email: elieters@lmc.org.br

Tel: 3226.2760 ramal 2768

Comunicação

A Área de Comunicação foi criada para harmonizar a comunicação externa com a interna, ou seja, criar um clima motivador dentro da Instituição. Nosso propósito é desenvolver uma comunicação adequada e adaptada às necessidades do Lar das Moças Cegas, fortalecendo o relacionamento com outras organizações, instituições, empresas, universidades, escolas, comunidade e imprensa. 

A Área de Comunicação contribui de forma significativa para o desenvolvimento da organização através da realização de um trabalho que explora as oportunidades, estabelecendo propostas, gerando relacionamentos, visando uma maior e melhor visibilidade em nossa região e fora dela.

Contato:

Email: comunicacao@lmc.org.br

Tel: 3226.2760 ramal 2782

CERDV

A Área Pedagógica é a que coordena o Centro de Educação e Reabilitação para Deficientes Visuais. A Diretora responsável é auxiliada pela equipe técnico-pedagógica. Junto com professores, os auxiliares de classe e as técnicas terapeutas, elaboram os Projetos Educacionais e de Reabilitação, que serão desenvolvidos pelos alunos, observando-se as características e expectativas de cada indivíduo. Também é de responsabilidade do Setor Pedagógico o acompanhamento/controle de matrículas, além do monitoramento que registra a execução e os resultados dos projetos executados.

contato:

Email: martacvc@lmc.org.br

Tel: 3226.2760 ramal: 2781

Administração

O Lar das Moças Cegas mantém uma Gestão Financeira e Administrativa implantada de forma a oferecer à Diretoria Executiva da Entidade, os elementos necessários para decisões estratégicas.

As informações estão estruturadas para, através de planilhas diversas, controlar os elementos do Fluxo de Caixa a Origem e Aplicação de Recursos, bem como a Demonstração de Resultados, elementos importantes ao processo financeiro.

A Supervisão Administrativa contribui para a gestão de pessoal bem como de atividades outras que envolvem cumprimento de procedimentos estabelecidos nos Procedimentos de Gestão da Qualidade.

Contato:

Email: shirleymr@lmc.org.br

Tel: 3226.2760 ramal: 2771

Tecnologia da Informação

A Área de Tecnologia da informação é responsável por garantir a integridade e segurança das informações. Realizar suporte técnico através de manutenções corretivas e preventivas em todos os hardware/software. Efetuar instalações de software, pesquisar novos recursos tecnológicos, desenvolver sistemas específicos além de treinamentos para utilização. Estes procedimentos aplicam-se a todas as Áreas da Instituição.

Contato:

Email: ti@lmc.org.br

Tel: 3226.2760 ramal: 2788

Projetos

A Área de Projetos tem como objetivo identificar as necessidades dos alunos do Lar das Moças Cegas e elaborar projetos sociais visando atender as suas expectativas, para isso recorre às empresas que tenham em seus objetivos contribuir com recursos próprios ou através da  utilização de incentivos fiscais destinados a projetos sociais.  

Contato:

Email: luciete.rb@lmc.org.br

Tel: 3226.2760 ramal: 2774

CEDV

O Centro Especializado em Deficiência Visual conta com uma equipe interdisciplinar formada por Oftalmologista, Ortoptista, Fonoaudióloga, Fisioterapeuta, Terapeuta Ocupacional, Psicólogas e Pedagogos promovendo atendimento de triagens, treinamentos com recursos ópticos e bengalas, além de terapias específicas para os deficientes visuais com idade entre 0 a 3ª idade.

contato:

Email: nataliasf@lmc.org.br

Tel: 3226.2760 ramal: 2784

Diretoria

Fundadores

Maria Helena Nolf Figueiredo

Regina Mathilde Nolf Azevedo

Nelson Serra

Presidência

Presidente: Carlos Antonio Gomes

Vice-Presidente: Davi Antonio Macena

Secretário

1°Secretário: Gil Pereira Dias

2° Secretário: Valdir Felisberto de Souza

 

Tesouraria

1°Tesoureiro: José Alvize de Paiva

2° Tesoureiro: José Silvério da Silva

Patrimônio

1°Dir. Patrimônio: Filipe Antônio da Silva

2° Dir. Patrimônio: Celso Ney Nogueira

Diretor de Promoções

Francisco Anchieta Alves Barbosa

 

Diretor de Relações Públicas

Hugo Barbosa Filho

Conheça o Lar das Moças Cegas, agendando uma VISITA MONITORADA clicando AQUI ou entrando em contato pelo telefone (13) 3226.2760 ramal 2782 – Área de Comunicação.