Maneiras de ajudar uma pessoa com deficiência visual
Maneiras de ajudar uma pessoa com deficiência visual

Maneiras de ajudar uma pessoa com deficiência visual

Você já se perguntou como pode ajudar uma pessoa com deficiência visual? A professora de Orientação e Mobilidade Valéria Cristina, que também tem deficiência visual, passou algumas dicas indispensáveis.

Ela diz que o primeiro passo é se apresentar e perguntar se aquela pessoa precisa de ajuda. Isso porque pode acontecer de não precisar, como o caso de estar esperando algum conhecido, por exemplo.

Caso precise de ajuda, você pode mostrar a ela seu cotovelo ou ombro para segurar e seguir o caminho com suas orientações.

Também é importante fazer a antecipação do que vai ocorrer, por exemplo, se tiver um buraco à frente, descida ou subida de guias e escadas. Isso para que ela esteja preparada e não se assuste.

Foto 1: Em fundo com diferentes tons de azul, foto da professora Valéria conversando com a assistida na calçada do meio da avenida Ana Costa. As duas usam uniforme do LMC e máscara facial. Na parte de cima, os textos ‘Como ajudar um deficiente visual’ e ‘Orientação e Mobilidade’. Na parte de baixo, logo do Lar das Moças Cegas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.