Memorial da Inclusão participa da Virada Cultural 2015

Memorial da Inclusão participa da Virada Cultural 2015

O Memorial da Inclusão participa da Virada Cultural 2015 e ficará aberto para visitação no próximo dia 20/06 (sábado), das 10h às 16h. Serão realizadas visitas monitoradas para a exposição permanente, Sala dos Sentidos e a exposição temporária Sentir prá Ver. Contará também com  apresentação musical da cantora Uyara, às 15h.

A exposição permanente desenvolve uma narrativa histórica sobre o movimento social da pessoa com deficiência, com ênfase nos acontecimentos que marcaram o Brasil e o mundo no final da década de 1970 e durante a década de 1980/90. O objetivo primordial é a conscientização da sociedade sobre os direitos desta parcela da população e o seu empoderamento.

A Sala dos Sentidos é uma sala sensorial desprovida de iluminação, com objetos e texturas distribuídos pelas paredes. Além de possuir sons e aromas, convida os visitantes a experimentar e refletir sobre os quatro sentidos – tato, visão, audição e olfato.

Já a exposição temporária Sentir prá Ver apresenta reproduções de importantes obras da Pinacoteca de São Paulo, permitindo aos visitantes conhecer gêneros da pintura brasileira do final do século XIX a meados do século XX: natureza morta, retrato, cenas, marinha, paisagem rural, paisagem urbana e abstração. Cada obra é oferecida em cinco formatos: reprodução bidimensional da obra, maquete tátil tridimensional, reprodução tátil em relevo, esquema tátil em alto contraste, audiodescrição e texto em braile. Algumas obras são acompanhadas de associação de odores ao tema retratado.

A partir das 15h, com versões acústicas e delicadas, a cantora Uyara canta num pocket show, músicas do CD independente que tem seu nome, gravado em 2009. No repertório, interpretações de Vento, Hablemos de Amor e Cantigas de Água Doce, acompanhadas pela violonista Agna, prometem emocionar os visitantes. Uyara é formada pela ULM (Universidade Livre de Música), já se apresentou no Café Aurora, Café Piu-Piu, Centro Cultural dos Bancários, SESC e participou, como convidada especial, da final doFestival Escolas no Tom, realizado no Tom Brasil em 1996.

SERVIÇO:
Mediação educativa e apresentação musical no Memorial da Inclusão durante o sábado de Virada Cultural
Data: 20 de junho de 2015
Horário: das 10h às 16h (15h – apresentação da cantora Uyara acompanhada da violonista Agna)
Local: Memorial da Inclusão – Sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564 – portão 10 – Barra Funda – São Paulo/SP (ao lado das estações Metrô/CPTM Palmeiras/Barra Funda)

Fonte: http://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/ultimas-noticias/memorial-da-inclusao-participa-da-virada-cultural-2015

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *