Mesas educacionais ensinam brincando

Mesas educacionais ensinam brincando

O Lar das Moças Cegas (LMC) adquiriu em 2013, através do programa Destinação Criança, três Mesas Educacionais Alfabeto, desenvolvidas pela Positivo. As mesas permitem que os alunos se familiarizem com a linguagem escrita através do som, encaixando blocos coloridos em um grande painel eletrônico.

 À medida que são encaixadas, as letras são reconhecidas por um software especial e aparecem na tela do computador. Dessa forma, as crianças participam de atividades interativas aprendendo a reconhecer o alfabeto, a construir palavras, a encontrar significados, a descobrir acentos e a interpretar textos.

As mesas podem ser utilizadas por grupos de até seis alunos que participam da aula de maneira colaborativa. “Estamos usando com todas as crianças, mesmo as que não são alfabetizadas. Apresentamos as letras e as formas, aqueles que já têm conhecimento da informática podem usar o teclado para comandar os jogos”, explica a professora do AEE, Cíntia.

A mesa veio para complementar o trabalho já feito na instituição e está superando as expectativas das professoras e terapeutas que a usam. “O equipamento é ótimo. Ajuda a alfabetização, o reconhecimento de letras, trabalha a atenção, a audição e a percepção dos alunos”, diz Cíntia.

O equipamento permite que os alunos aprendam brincando. “Estamos intercalando o uso da mesa com as aulas tradicionais. Eles adoram ouvir histórias, jogar forca, jogo da memória e adivinhação. São inúmeras atividades”, conta Fabiana Santos, professora de Informática.

As mesas são acessíveis aos alunos, porém algumas adaptações precisaram ser feitas.  “Há muitas peças, então, para maior eficiência, separamos as letras e as entregamos para que os alunos identifiquem. Além disso, algumas atividades são limitadas, pois a mesa não fala tudo, então temos que complementar”, explica Fabiana.

Para utilizar essa nova ferramenta, as profissionais foram treinadas pela própria Positivo, no início do ano. “Embora tenha sido muito bom, existe uma troca de informações entre as profissionais que a utilizam. Uma ajuda a outra”, conta Cíntia.

Além do AEE e da Informática, as Mesas Educacionais são utilizadas na Fonoaudiologia e na Estimulação Visual.  “É um estimulo a mais, mesmo para aquelas crianças mais comprometidas”, explica Cíntia.

Inauguração da Mesa Pedagógica

Inauguração da Mesa Pedagógica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *