Ministro Aldo Rebelo visita Rede Lucy Montoro, em São Paulo

Ministro Aldo Rebelo visita Rede Lucy Montoro, em São Paulo

Nesta sexta, dia 8 de maio, às 17h, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, visita os Laboratórios de Pesquisa e Inovação da Faculdade de Medicina da USP, na unidade Vila Mariana da Rede de Reabilitação Lucy Montoro, localizada na rua Domingo de Soto, nº 100. Ele irá conferir os recursos tecnológicos, inéditos na América Latina, voltados a investigação em Medicina de Reabilitação para pessoas com deficiência. Com o fomento da FAPESP, CNPQ e da Universidade de São Paulo, aliado a grandes investimentos do Governo do Estado de São Paulo, a unidade oferece laboratórios de pesquisa de ponta na fronteira da ciência, que representam a maior estrutura de pesquisa em neuromodulação e reabilitação existente no país, sendo considerados entre os mais avançados do mundo.

A visita será acompanhada pela Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Dra. Linamara Rizzo Battistella, para apresentar um dos laboratórios de investigação médica da Faculdade de Medicina da USP, o Laboratório de Neuromodulação e Robótica, com tecnologia de ponta e pioneiro no processo de reabilitação oferecido pelo Governo do Estado de São Paulo.

Área de investigação de grande interesse é a Estimulação Magnética Transcraniana Repetitiva (EMTr), que modifica a atividade cerebral, por estímulos magnéticos repetitivos, com o objetivo de combater a depressão, a dor crônica e as sequelas do AVC.

Ainda na área da neuromodulação, a unidade desenvolve pesquisas com a Estimulação Transcraniana Corrente Contínua (ETCC), com objetivos semelhantes ao EMT, mas utiliza corrente elétrica contínua, e o eletroencefalograma (EEG) de 128 canais, que permite o registro em alta resolução. A finalidade é analisar o funcionamento da atividade elétrica cerebral.

Já o GEO-System simula o treino de marcha e subida e descida de degraus, por meio de software. O paciente é posicionado com um colete suspensor e duas plataformas nos pés que geram o movimento e tem a finalidade de realizar a reabilitação de pacientes com disfunções motoras de membros inferiores, além de contribuir para a simulação de caminhada e um conjunto mais complexo de padrão de marcha, como subir e descer escadas.

Parecido com o GEO-System é o Gait Trainer 2, suspensor de peso corporal e esteira ergométrica que consiste em uma esteira com uma plataforma de instrumentos que monitora e registra a extensão e a velocidade do passo e a distribuição de tempo. O suporte de peso corporal permite suspender de forma variável os membros inferiores, de acordo com a capacidade do paciente, assistindo o equilíbrio por meio da estabilização do tronco.

A unidade também conta com a gameterapia, em que o paciente se vê dentro do jogo e é estimulado a se movimentar. Outro recurso de reabilitação é o InMotion, disponível na América Latina apenas nas unidades da Rede Lucy, que estimula a movimentação dos membros superiores. No laboratório, há duas unidades, tanto para os movimentos do ombro/cotovelo, como para o punho.

Outra exclusividade são as pesquisas com o Exoesqueleto robótico de origem suíça Lokomat, composto por um suporte que sustenta a cintura pélvica do paciente e duas órteses para os membros inferiores que possibilitam que ele utilize as articulações do quadril e do joelho, facilitando assim a sua locomoção sobre uma esteira rolante.

Há também a Ergys, uma bicicleta ergométrica associada a um estímulo elétrico funcional que auxilia o paciente lesado medular a realizar exercícios ativos com a musculatura dos membros inferiores.

Por fim, há o ICS Balance Plataform Full Clin, plataforma de avaliação de equilíbrio. Trata-se de uma plataforma de força fixa que avalia medidas de velocidade e área de oscilação do deslocamento do centro de massa corporal, durante a manutenção da postura estática sob diferentes condições sensoriais: com olhos abertos ou fechados e superfície estável ou instável (utilizando uma espuma sobre a plataforma).

Fonte: http://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/ultimas-noticias/ministro-aldo-rebelo-visita-rede-lucy-montoroem-sao-paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.