Música: instrumento de inclusão social
Música: instrumento de inclusão social

Música: instrumento de inclusão social

A música é a arte de exprimir sentimentos por meio do som e, por ser uma linguagem universal, tem o poder de conectar pessoas. O LMC acredita que as práticas que envolvem música concedem oportunidades de inclusão social.  Por isso, a instituição mantém três projetos musicais: o Coral Raio de Luz, a Banda do Lar das Moças Cegas, e o Coral Infantil.

Coral se apresenta na entrada da Feira de Variedades

Coral se apresenta na entrada da Feira de Variedades

Em 2014 o Coral Raio de Luz completou 25 anos de história. “A música transforma a vida, ajuda a mudar o comportamento e desperta a vontade de seguir em frente. Estou há 11 anos à frente deste projeto. No início foi um desafio, mas hoje tenho muita alegria em ver que nosso trabalho só cresce a cada dia”, conta o professor Alex Eloi, responsável pelo grupo.

O Coral apresenta repertório eclético, com canções tradicionais da MPB, além de sucessos nacionais e internacionais. O grupo já realizou varias apresentações em diversos setores da comunidade. “Essa é a parte mais importante para eles. Os alunos adoram mostrar o trabalho que fazem”, explica Alex.

Outro sucesso do LMC é a Banda. Com 28 componentes, a Banda é regida pelo maestro João Carlos Estógio e apresenta um variado repertório, com clássicos da música popular brasileira e sucessos atuais. “A música melhora a audição, memorização, concentração, coordenação motora, ritmo, entre outros benefícios, colaborando para a reabilitação e inclusão na sociedade”, relata Estógio.

Em 2014 o LMC retomou um projeto que promete dar bons frutos. O Coral Infantil, composto por cerca de 10 alunos, com idades que variam de 7 a 12 anos, já motivou instantes de emoção em suas apresentações lúdicas e envolventes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *