No “Dia do Oftalmologista” médicos alertam a população sobre a importância do acompanhamento especializado
Em 7 de maio é comemorado o “Dia do Médico Oftalmologista”. Conselho Brasileiro de Oftalmologia aproveita a data e promove campanha ressaltando os riscos à saúde visual para quem não busca atendimento junto a um especialista
Segundo o médico, muitas doenças relacionadas à visão não apresentam sintomas e, quando a pessoa descobre o problema, já está em um estágio bastante avançado e de difícil regressão. “É o caso do glaucoma, por exemplo, que é a maior causa de cegueira irreversível no mundo, sendo que, no Brasil, mais de um milhão de pessoas são portadoras da doença”, alerta o presidente do CBO.
Dr. Milton Ruiz afirma que somente o acompanhamento especializado é capaz de minimizar significativamente a quantidade de casos registrados. “A medicina está muito evoluída, com as técnicas que possuímos atualmente, a imensa maioria das doenças oftalmológicas são facilmente tratadas quando descobertas prematuramente, mas para isso é fundamental que a avaliação seja realizada por um médico oftalmologista, pois ele é o único profissional com conhecimento e habilidade para fazer o exame e desenvolver o tratamento ou recomendar os procedimentos para recuperar ou melhorar a visão”, finaliza.