Passaportes passarão a ter recursos de acessibilidade

Passaportes passarão a ter recursos de acessibilidade

O objetivo da iniciativa é facilitar o acesso de pessoas com deficiência ao passaportePassaportes com recursos de acessibilidade a pessoas com deficiência começaram a ser emitidos nesta sexta-feira (4). Entre as novas facilidades, destacam-se formulários de requerimento, agendamento, reagendamento e consulta de solicitação de passaportes adaptados, com ferramentas que facilitam a inclusão social. A novidade é resultado de parceria entre Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e a Polícia Federal.

O Sistema Nacional de Passaportes (Sinpa) precisou ser submetido a alterações, de modo a adequá-lo de acordo com o Estatuto da Pessoa com Deficiência. Houve reconstrução completa do site do Sinpa para facilitar a navegação.

As alterações incluem links e teclas de atalho para acesso ao conteúdo, topo e fim de página; compatibilidade com leitores de tela; adaptação para navegação via teclado; uso de cores com contraste entre cor da fonte e cor do fundo; além de possibilidade de uso de alto contraste.

O desenvolvimento do sistema contou com voluntários portadores de deficiência visual (cegos e pessoas com baixa visão) selecionados pelo Serpro e pelo Projeto de Acessibilidade Virtual do Instituto Federal do Rio Grande do Sul para avaliarem as mudanças.

Segundo o delegado da PF Alexandre Rabelo Patury, coordenador-geral em exercício de Polícia de Imigração, “a interação entre os órgãos federais foi fundamental para possibilitar a criação de ferramentas voltadas à inclusão social e a melhoria do atendimento à população”.

Fonte: http://www.brasil.gov.br/cidadania-e-justica/2015/12/passaportes-passarao-a-ter-recursos-de-acessibilidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.