Paulo Cardoso, deficiente visual, participará do Ironman em Fortaleza

Paulo Cardoso, deficiente visual, participará do Ironman em Fortaleza

Há 17 anos, quando voltava de um passeio ciclístico com um irmão e os primos, Paulo Cardoso, 46, foi atropelado por um caminhão que saía de uma garagem. Uma das rodas atingiu sua cabeça, causando politraumatismos e deixando-o cego. O cearense, que havia se formado em Direito no dia anterior ao acidente, já praticava esportes antes do acidente. “Minha paixão pelo esporte foi o que me fez seguir a vida, pois tudo parecia perdido pra mim”.

Agora, ele finaliza os preparativos para participar da etapa de Fortaleza do Ironman, maior prova de triathlon do mundo, no próximo dia 9. A vontade de viver fez de Paulo super-herói. Mas não igual a tantos Homens de Ferro. Tornou-se Demolidor.

Após a perda da visão, Paulo continuou praticando diversos esportes. Pouco tempo depois virou triatleta. Em 2003 foi o primeiro deficiente visual do mundo a concluir uma prova de Ironman. Dois anos depois, vice-campeão mundial de triathlon olímpico no Havaí.

O triatleta irá competir com a ajuda de um guia, Plauto Holanda, que vai orientar Paulo nas três modalidades (nado, ciclismo e corrida) com a ajuda de equipamentos que farão com que fiquem sempre juntos. Um deles é o step de prancha, um cordão utilizado no surfe para ligar o tornozelo do surfista à prancha. Esse step será usado na prova de natação, ligando o joelho de Paulo ao de Plauto. Outro equipamento é um cordão no pulso para a corrida. Para a prova de ciclismo, os atletas utilizarão uma bicicleta diferenciada, chamada Tandem, na qual podem pedalar até 5 pessoas.

A ajuda de Plauto não será só a de guiar Paulo na competição, mas também de “motivá-lo com palavras de incentivo”.

Apesar dos títulos que já ganhou, Paulo não participa das competições pensando em classificação ou em quebrar recordes de tempo. “Eu participo porque gosto muito do que faço e me sinto bem”. Atualmente divorciado e servidor público aposentado, ele é pai de dois filhos, Maria Clara, 13, e Pedro, 10.

O IRONMAN

A prova marcada para o próximo domingo, com largadas de todas as modalidades a partir do Marina Park Hotel, tem uma sequência de 3,8 km de natação, 180,2 km de ciclismo e 42,195 km de corrida. Ao todo, o tempo limite para completar a prova é de 17 horas.

A largada para os competidores de elite será às 5h50min. Já as categorias por idade partem para o mar às 6 horas.

Fonte: http://www.opovo.com.br/app/opovo/esportes/2014/11/01/noticiaesportesjornal,3341067/paulo-cardoso-deficiente-visual-participara-do-ironman-em-fortaleza.shtml

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *