Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto homenageia LMC
Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto homenageia LMC

Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto homenageia LMC

Alunos estiveram na Fundação nesta sexta-feira 

A Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto prestou homenagem ao Lar das Moças Cegas, que completou 72 anos de edificante existência. A convite da presidente Dra. Sílvia Angela Teixeira Penteado, 12 alunos do LMC visitaram o espaço.

Na ocasião foram apresentadas as obras do artista Neno Ramos e de Benedicto Calixto. Esse projeto foi preparado especialmente com utilização de recursos lúdicos, contação de histórias e tecnologia virtual, planejados pela Equipe Educativa da Pinacoteca Benedicto Calixto.

Para que o grupo conhecesse um pouco da obra e da história de Benedicto Calixto a contadora de histórias Eliana Grecco fezr uma breve apresentação do artista. Em seguida, o grupo ficou diante do quadro intitulado Casa do Trem e a técnica utilizada nesta fase da visita foi a áudio-descrição. O quadro Casa do Trem também foi reproduzido em relevo e maquete volumétrica, por alunos da Unisanta, o que permitiu aos deficientes visuais uma experiência tátil.

Na ocasião eles puderam tocar peças do artista Neno Ramos, que fez questão de acompanhar a visita. Depois, com lápis, papel sulfite e pranchetas para desenho os visitantes foram convidados a reproduzir as imagens descritas e sentidas.

“O Lar das Moças Cegas está muito feliz com essa homenagem! Ainda mais pela oportunidade que a Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto está oferecendo aos nossos alunos. Estar aqui, poder conhecer essas obras é ter acesso a cultura, o que também é uma forma de inclusão social. E a inclusão é o principal objetivo da nossa instituição, que há 72 anos educa e reabilita os deficiente visuais da Baixada Santista.”, afirmou o presidente Carlos Antonio Gomes, que prestigiou o evento.

Os alunos adoraram a oportunidade. “O mais legal foi a bola de meia e a casa”, contou Guilherme, de apenas 6 anos. Todos ficaram encantados com as obras. “Foi um dia maravilhoso”, falou Verena de Lima, 25 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *