Plug no Instituto de Cegos: Michelly e Patto aprenderam a ver com as mãos

Plug no Instituto de Cegos: Michelly e Patto aprenderam a ver com as mãos

Neste sábado (15),o Plug desembarcou no Instituto Paranaense des Cegos para conhecer de perto como é o trabalho realizado no projeto “Ver com as Mãos”.

Patto e Michelly vendados

Mais do que conhecer as atividades artísticas realizadas com os cegos, nossa dupla dinâmica trocou de papel com dois alunos do Instituto. De vendas nos olhos,Michelly e Patto se transformaram emLaura e Luiz, que, por sua vez, assumiram os microfones do Plug.

Patto e Michelly tocam e escultura

O primeiro desafio foi na oficina de música. Os alunos cantam, tocam e também aprendem a musicografia braille, que é o método de transcrever as partituras para o braille. Neste tipo de notação musical, cada nota é representada por uma letra do alfabeto em braille.

Patto se prepara para partida de judo

Depois, foi hora de dançar. Michelly aprendeu como as coreografias são ensinadas aos alunos cegos, por meio da descrição verbal e do toque. Nossa apresentadora se transformou numa pétala de uma flor!

A experiência continuou na oficina de desenho. O desafio é tocar uma escultura e fazer um desenho dela no papel, a partir dos detalhes percebidos com as mãos. No Instituto Paranaense dos Cegos também tem aula de design. A ideia é soltar a imaginação para criar produtos novos.

Na aula de ioga, os alunos aprendem a relaxar e ficar mais calmos. O objetivo é levar os conceitos aprendidos com as posturas e a repiração para o dia a dia dos alunos. Para teminar o dia no projeto “Ver com as Mãos”, Patto encarou a aula de judô para cegos. É importante ficar atento às instruções do professor para realizar os

Fonte: http://gshow.globo.com/RPC/Plug/noticia/2014/11/plug-no-instituto-de-cegos-michelly-e-patto-aprenderam-ver-com-maos.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *