Portal Acessível: utilize sem moderação

Portal Acessível: utilize sem moderação

O primeiro portal totalmente acessível do Brasil já está está disponível desde o início deste mês de setembro e dá entrada aos conteúdos dos principais sites de notícias nacionais.

Este novo endereço da internet <www.portalacessivel.com.br> tem como foco os usuários com deficiência visual. Entretanto, qualquer internauta pode acessar as informações em qualquer ambiente e em diferentes situações.

Uma pessoa com deficiência física, sensorial, motora ou intelectual pode acessar as noticias em diferentes sistemas operacionais (Windows, Linux, Mac OS etc.), navegadores (Internet Explorer, Mozilla, Chrome, Safari etc.) e com diferentes dispositivos de saída de dados (notebook, smartphone, tablet etc.). O sistema também está preparado para ser utilizado pelos leitores de tela NVDA, Jaws, Virtual Vision, Dosvox, entre outros.

O Portal Acessível vai “direto ao assunto” por meio de um mecanismo que possibilita entrar nos grandes portais de notícias e “capturar” somente os conteúdos, o que torna a informação “limpa” e facilita sua leitura.

Nesta primeira fase, estão sendo disponibilizadas somente as notícias do portal G1 nas categorias: Últimas Notícias, Mundo, Brasil, Pará, Entretenimento e Esportes. Nas próximas versões, o usuário poderá escolher sua fonte de notícia (G1, UOL, IG etc.) individualmente ou juntos, além do sistema automaticamente reconhecer a região em que o usuário se encontra e carregar.

O Portal Acessível é resultado de uma parceria entre a Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará e o Núcleo Amazônico de Acessibilidade, Inclusão e Tecnologia da Universidade Federal Rural da Amazônia, com financiamento do CNPq.

Fonte: http://www.adeva.org.br/fiquepordentro/detalhe_noticia.php?registro=241&cat=3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *