Primeira pista de treinamento para cão-guia é inaugurada na RMR
Primeira pista de treinamento para cão-guia é inaugurada na RMR

Primeira pista de treinamento para cão-guia é inaugurada na RMR

Um novo laboratório para ajudar os deficientes visuais a sentirem a realidade de estar nas ruas da cidade com a companhia de um cão-guia está sendo inaugurado nesta segunda-feira (25) no Kennel Club de Pernambuco. O espaço, primeiro no Brasil, localizado na BR-101, na altura do quilômetro 15,5, em Paulista, espera entregar aos deficientes visuais, de forma gratuita, cães ainda mais entrosados com as necessidades e os desafios enfrentados no cotidiano por deficientes visuais.

Contar com um cão-guia para auxiliar nas atividades do dia a dia é o sinônimo de independência para vários deficientes. Com a ajuda do animal, as pessoas podem se locomover pela cidade com menos riscos de sofrerem algum acidente ou esbarrarem em algum obstáculo físico como lixeiras, árvores, declives e orelhões. O Kennel Club, que já treina os animais para atenderem às necessidades de seu dono deficiente, agora conta com um laboratório e possibilita a simulação da realidade vivida pelos deficientes visuais nas ruas antes de entregar o animal gratuitamente ao dono.

Dentro do espaço, é possível fazer o reconhecimento de calçadas, piso tátil, lixeiras, rampas, semáforos e demais equipamentos que  podem gerar uma série de problemas para um deficiente visual que caminha nas ruas. De acordo com o presidente do kennel Club, Luiz Alexandre Almeida,“O cão-guia é um companheiro fiel que ajuda o portador de deficiência visual na sua mobilidade. A interação entre eles só traz benefícios. Quando a pessoa é guiada por um cão-guia torna-se mais independente. É diferente de utilizar uma bengala, que é apenas um objeto de apoio diante dos obstáculos”, afirma.

O primeiro animal treinado no laboratório será entregue ao professor Ivanilton Portela, que há 25 anos utiliza uma bengala para se locomover.

Fonte: http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/cidades/geral/noticia/2016/04/25/primeira-pista-de-treinamento-para-cao-guia-e-inaugurada-na-rmr-232673.php

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.