Procon implantará plataforma para atender pessoas com deficiência
Procon implantará plataforma para atender pessoas com deficiência

Procon implantará plataforma para atender pessoas com deficiência

Melhorar a acessibilidade é um dos focos principais da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AL). Por conta disso, o órgão vem buscando implantar diferentes formas de atendimento, inclusive para àqueles com deficiência. Visando a inclusão dos consumidores à informação, a superintendente do Procon Flávia Cavalcante anunciou a implantação da plataforma Hand Talk no site do órgão.

O aplicativo, que foi desenvolvido por alagoanos em 2013 e vem ganhando espaço no mercado, é um tradutor que converte automaticamente, conteúdos em português para Libras, seja ele digitado, falado ou até fotografado.

“Existem consumidores que dependem exclusivamente das libras para entender o conteúdo de um site, e infelizmente são poucos que dão essa ferramenta tão significativa”, disse a superintendente.

Libras é a língua brasileira de sinais, que os surdos usam para se comunicar. E a segunda língua oficial do Brasil, e a mais usada pelos deficientes auditivos no país.

O Procon de Alagoas será o primeiro órgão de defesa do consumidor do Brasil a ter a opção de tradução na língua de sinais em seu site, dando a oportunidade àqueles com deficiência auditiva à compreenderem as informações que o órgão publica online.

A prática inclusiva será inserida no site do órgão em breve. “Só falta mesmo a parte burocrática para que seja instalado, em breve teremos a opção de tradução em libras em nosso portal”, esclareceu Flávia Cavalcante.

A superintendente afirma: “Esses são apenas alguns dos projetos de capacitação e acessibilidade que serão implantados no Procon”.

E, além do aplicativo instalado no site, servidores de diferentes áreas do órgão participam essa semana do ‘1º Curso de Tradução Visual com Ênfase em Áudio-descrição: Imagens que Falam’. A capacitação visa à qualificação para melhor atender os consumidores com deficiência visual.

Lei de Inclusão foi aprovada em junho

No dia 10 de junho desse ano, a Lei Brasileira de Inclusão foi aprovada. A legislação aprovada dá respaldo às pessoas com deficiência para exercerem seus direitos em diversas esferas sociais e inaugura um novo paradigma no país, o da inclusão – em que a sociedade se prepara para receber a pessoa com deficiência e não mais a pessoa com deficiência se adapta a uma sociedade que não está apta a recebê-la.

Entre as medidas previstas, estão o atendimento prioritário em órgãos públicos e auxílio e inclusão para quem tiver deficiência grave ou moderada e entrar no mercado de trabalho.

Em caso de dúvidas ou orientação, ligue para a central de atendimento ao público do Procon (151), que funciona de segunda à sexta-feira das 8h às 16h.

Fonte: http://www.tribunahoje.com/noticia/150672/tecnologia/2015/08/06/procon-implantara-plataforma-para-atender-pessoas-com-deficiencia.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.