Projeto de cinema para cegos tem início em Presidente Prudente

Projeto de cinema para cegos tem início em Presidente Prudente

Sala de cinema com deficientes visuais

Teve início nesta quinta-feira (5), no Centro Cultural Matarazzo, em Presidente Prudente, o projeto ‘Cine Inclusivo’, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura. Serão duas sessões de filmes áudios descritivos, às 9h e às 13h, e sempre na primeira quinta-feira de cada mês.

“É especialmente voltado à pessoa com deficiência visual, pois a mesma tem muita dificuldade de entender o filme em uma sala de cinema comum. Com a audio descrição eles entenderão melhor, participarão da sessão. Assim, estamos fazendo a inclusão dessas pessoas nesta cultura importante que é o cinema”, destaca Sônia Vilela, coordenadora da Biblioteca Municipal ‘Doutor Abelardo de Cerqueira César’.

Embora seja voltado aos deficientes visuais, Sônia afirma que o ‘Cine Inclusivo’ está aberto a toda comunidade. “Daremos preferência ao público-alvo, mas o filme, além da audio descrição, tem também imagem e fala”, pontua

Para coordenadora da Associação Filantrópica de Proteção aos Cegos, Eliete Marguti, cuja entidade participou da primeira sessão, a áudiodescrição facilita muito a “visualização” do público com relação ao filme.

“Nós enxergarmos a cena e temos a noção de como são as coisas, eles não. Alguns já enxergaram um dia e têm uma leve noção de como é. Muitas vezes têm trilha sonora, mas o que está acontecendo por trás da música? Então é isso, eles visualizam o longa-metragem e para eles é muito importante”, ressalta.

Fonte: http://g1.globo.com/sp/presidente-prudente-regiao/noticia/2014/06/projeto-de-cinema-para-cegos-tem-inicio-em-presidente-prudente.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.