Projeto de lei obriga que restaurantes ofereçam cardápios em braile
Projeto de lei obriga que restaurantes ofereçam cardápios em braile

Projeto de lei obriga que restaurantes ofereçam cardápios em braile

O programa Revista Brasil falou sobre a expectativa de votação de um projeto de lei que dispõe a obrigação de restaurantes oferecerem cardápios em braile. O representante da Associação Brasiliense dos Deficientes Visuais, Justino Bastos, explica que o texto em braile é a transcrição do que está em tinta, escrito para quem enxerga, para a escrita braile, que é a escrita universal para a pessoa com deficiência visual.

Ele lembra que a legislação dos cardápios em braile existe em vários estados para que a pessoa com deficiência visual tenha autonomia de escolher sua refeição, incluindo itens e valores. De acordo com Justino Bastos o projeto de lei que tramita no Congresso é importante para regulamentar os locais onde não existem leis locais, para que todos possam se adequar. E avalia que a expectativa de aprovação no Congresso é das melhores, porque todo tipo de legislação que venha beneficiar pessoas com qualquer deficiência é importante porque traz inclusão social e maior autonomia.

“Quando a pessoa já nasce com deficiência visual, a forma de leitura e escrita será o braile. Infelizmente tivemos problemas que queriam acabar com o braile, por conta da Era Digital, mas as associações lutam para manter o braile, porque não dá para aprender no computador algumas coisas que só no tato, na leitura, na escrita que vai conseguir aprender, como a pronúncia de palavras. O braile não pode ser instinto”, defende.

Fonte: http://www.ebc.com.br/cidadania/2015/08/projeto-de-lei-obriga-que-restaurantes-oferecam-cardapios-em-braile

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.