Projeto garante acesso de deficientes visuais e auditivos a peças de teatro

Projeto garante acesso de deficientes visuais e auditivos a peças de teatro

O Projeto Teatro Para Sentir tornará possível o acesso a três espetáculos teatrais para deficientes visuais e auditivos, a partir do dia 26 de setembro, no Teatro Vila Velha. Ao todo serão 10 apresentações de duas peças adultas e uma infantil, que contarão com revursos de audiodescrição e tradução em libras (linguagem brasileira de sinais).

As peças contempladas com o selo de acessibilidade do Teatro Para Sentir são “Relato de uma guerra que (não) acabou”, remontagem de 2002 do Bando de Teatro Olodum, “A mulher como campo de batalha”, de Marcio Meirelles, e “Bonde dos ratinhos”, infantil escrito pelo baiano Isac Tufi.

Dispondo de ferramentas específicas para garantir a inclusão do público de cegos e surdos, as peças se tornam acessíveis a todas as pessoas, com ou sem deficiência, dispondo de fones de ouvido para transmissão da audiodescrição dos elementos visuais, feita ao vivo, e intérprete de libras, que fará a tradução simultânea das falas e informações sonoras por meio da linguagem de sinais.

O projeto oferece, ainda, visitas guiadas, meia hora antes do início dos espetáculos, para quem tiver interesse em conhecer de perto o palco, o cenário e até personagens, possibilitando às pessoas cegas ou de baixa visão sentirem os elementos visuais por meito do tato.

Outras pessoas que não tiverem a deficiência poderão fazer a mesma visita de olhos vendados.

Serviço:

– Relato de uma guerra que (não) acabou – Bando de Teatro Olodum: 26, 27 e 28 de setembro, às 20h

– A mulher como campo de batalha – Universidade Livre de Teatro Vila Velha: 30 de setembro, 1º e 2 de outubro, às 20h

– Bonde dos ratinhos – Universidade Livre de Teatro Vila Velha: 11, 12, 18 e 19 de outubro, sábados, às 16h, e domingos, às 11h

Fonte: http://www.correio24horas.com.br/detalhe/noticia/projeto-garante-acesso-de-deficientes-visuais-e-auditivos-a-pecas-de-teatro/?cHash=7f91ef0d04691bada3539d9e6297b39c

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *