Projeto prevê brinquedos adaptados às pessoas com deficiência em MT
Projeto prevê brinquedos adaptados às pessoas com deficiência em MT

Projeto prevê brinquedos adaptados às pessoas com deficiência em MT

Parques, praças e demais locais públicos de Mato Grosso deverão ter brinquedos adaptados para pessoas com deficiência. O projeto de lei apresentado pelo deputado estadual Wancley Carvalho (PV) também prevê que construção e reforma desses locais destinem equipamentos adaptados.

A proposta recebeu parecer favorável da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Amparo à Criança, ao Adolescente e ao Idoso, e agora aguarda apreciação em plenário.

De acordo com o parlamentar, as pessoas portadoras de deficiências físicas têm o direito de usufruir das praças e dos parques para exercer as atividades de esporte e lazer, que lhe permitam ampliar sua socialização e cuidados com a saúde, principalmente as crianças portadoras de deficiência.

“Poucos são os parques e praças que têm brinquedos; mais raros ainda são os que possuem esses equipamentos adaptados aos deficientes. Essa realidade aumenta o processo de exclusão das pessoas com locomoção limitada, além de suas famílias”, defendeu o deputado.

No texto, Wancley propõe ainda que, a partir da aprovação da lei, novos projetos de parque, praças e demais locais públicos, realizados por meio de convênio entre estado e municípios, deverão disponibilizar brinquedos acessíveis.

“Todos têm direito ao lazer; hoje pessoas com mobilidade reduzida são excluídas desses ambientes. Com esse projeto de lei é possível reestabelecer os direitos ao convívio social, ao esporte e lazer como forma de melhoria da qualidade de vida”, finalizou o parlamentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.