
Brasília do bem: Projeto Cão-Guia de Cegos do DF entrega cães a deficientes visuais
O próximo dia 26 de agosto será especial para o brasiliense Leonardo Moreno, 32, e o pernambucano Arthur Calazans, 46. Os dois são deficientes visuais e estarão na Associação dos Delegados da Polícia Federal, em Brasília, pontualmente às 14h, para uma cerimônia onde irão receber de coração e braços abertos seus novos cães-guia.
Só quem sabe o quão difícil é para um deficiente visual obter um cão-guia no Brasil e o quanto isso impacta na sua qualidade de vida é capaz de dimensionar o valor desse acontecimento. Desta vez, tratam-se de dois jovens cães-guia que irão substituir os Labradores Cirus e Jasmin, que cumpriram com dedicação cerca de 9 anos junto a Leonardo e Arthur.
Os dois cães a serem entregues também são da raça Labrador, e passaram por todo o preparo de praxe de cães-guia do Projeto. “Eles viveram com famílias hospedeiras voluntárias por cerca de um ano, até atingirem a idade para o treinamento técnico. Essa etapa acontece por meio de uma parceria com profissionais do Corpo de Bombeiros exclusivamente dedicados ao Projeto. Agora que os cães estão habilitados para a atividade, serão encaminhados para sua missão de guiar aqueles que necessitam”, revela Maria Lúcia de Campos, Coordenadora Geral do Projeto Cão-Guia de Cegos do Distrito Federal.
Segundo Maria Lúcia, o Projeto já entregou 47 cães-guia para deficientes visuais no DF e outros Estados desde 2002.