Retinopatia: Saiba como complicação do diabetes pode afetar a retina
Retinopatia: Saiba como complicação do diabetes pode afetar a retina

Retinopatia: Saiba como complicação do diabetes pode afetar a retina

A Retinopatia Diabética acontece quando algumas células se acumulam nas paredes dos vasos da retina, causando estreitamento e, às vezes o bloqueio do fluxo sanguíneo evitando que o sangue não flua normalmente, o que causa o acumulo de sangue em determinadas regiões, criando micro-aneurismas, havendo desgaste na parede do vaso até que ele se rompa e haja extravasamento de sangue na retina ou infiltração de gordura, o que compromete a visão.

Segundo o Dr Marcel Tenório, oftalmologista do Hospital Hoftalmo, a alta taxa de glicose do sangue e a pressão arterial alta por muito tempo podem danificar essas micro veias, que ficam inchadas e enfraquecidas. Ainda de acordo com o médico, quando o tratamento é feito logo no início, 95% dos pacientes conseguem recuperar completamente a visão.

Ainda de acordo com o oftalmologista, quando o problema é detectado no começo, a terapia se resume a controle de glicemia e pressão, caso a visão já esteja mais comprometida, é preciso recorrer ao tratamento a laser, que  coagula os locais em que o vaso está desgastado, acompanhado de medicação antiangiogênicas. Em último caso, quando há hemorragia ou descolamento da retina, o procedimento mais indicado é a cirurgia vitrectomia, capaz de recuperar todas as partes prejudicadas do olho. ” Ao tomar conhecimento do diabetes, o paciente deve ser acompanhado imediatamente por um especialista. Dessa maneira, será mais fácil diagnosticar precocemente qualquer problema na região.”, alerta o Dr. Marcel.

O agravamento do problema

Com o agravamento da Retinopatia Diabética  novas veias começam a se formar no fundo do olho, mas são veias consideradas fracas, que se rompem facilmente e deixam escapar o sangue. Esse sangue que escapa impede a luz de alcançar a retina, muitas vezes fazendo com que o paciente comece a ver  pontos flutuando ou a escuridão quase total. Muitas vezes o sangue tem que ser removido por meio de cirurgia. Pode ainda ocorrer o descolamento da retina, que pode causar perda parcial ou total da visão.

Outros problemas de visão causados pelo diabetes

O diabetes pode causar outros dois problemas na visão, a catarata e o glaucoma.  Os sintomas da doença são progressivos. O primeiro sinal é a vista embaçada, seguida de manchas turvas no campo visual. Aos poucos, a visão começa a ficar cada vez mais turva, podendo caminhar para uma hemorragia nos vasos sanguíneos oculares. Pessoas sem diabetes também podem ter estes problemas no olho, mas os diabéticos tem com mais frequência e mais jovens.

Dica de saúde

A orientação quanto à necessidade do controle e dicas preventivas é a chave do sucesso no combate ao diabetes. Além disso deve-se evitar o fumo, a moderação ao consumir bebidas alcoólicas, a prática de atividades de lazer deve tornar se uma rotina  e sempre que puder  evitar o sedentarismo, além de restringir ou, pelo menos, moderar o consumo de açúcar e quaisquer de suas preparações.

Fonte: http://www.tribunahoje.com/noticia/108407/saude/2014/07/03/retinopatia-saiba-como-complicaco-do-diabetes-pode-afetar-a-retina.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.