Saiba como seu estilo de vida pode afetar a qualidade da sua visão

Saiba como seu estilo de vida pode afetar a qualidade da sua visão

Saiba como seu estilo de vida pode afetar a qualidade da sua visão Divulgação/Visão

Foto: Divulgação / Visão

Cuidar da saúde dos olhos está muito além das recomendações básicas, como utilizar óculos solares com proteção ultravioleta e visitar periodicamente um oftalmologista. A alimentação, o sono e o trabalho em frente a telas também têm papeis importantes para a visão.

— Os olhos são o reflexo da saúde geral da pessoa — explica o médico oftalmologista do Hospital Moinhos de Vento Rafael da Cunha Bisch.

Veja como o seu estilo de vida pode influenciar na saúde ocular.

Diabetes e hipertensão

— Pessoas que sofrem de diabetes normalmente apresentam problemas na circulação da retina, o que pode ocasionar obstruções vasculares e hemorragias. A retinopatia diabética e a catarata são doenças oculares comuns em quem tem diabetes. Ambas podem resultar na perda da visão. Elas são identificadas por meio do exame de fundo de olho, realizado por oftalmologistas.

— A hipertensão pode resultar em oclusões vasculares na retina — em uma comparação simples, é semelhante ao que o coração sofre em um infarto —, que provocam danos à visão.

Sono

Pessoas que dormem pouco estão mais propensas a problemas de irritação, vermelhidão e ressecamento ocular. O indicado é buscar mais qualidade do sono mas, em casos específicos, o uso de colírios lubrificantes ajuda a amenizar o desconforto.

Alimentação

— Uma alimentação balanceada pode ser o início de uma boa saúde ocular. Caprichar no consumo de carotenoides — encontrados nos vegetais de cor vermelha, laranja ou amarela — é importante para o funcionamento eficiente da visão.

— Apostar nos alimentos ricos nas vitaminas A (como fígado, cebola e brócolis) e C (laranja e pimentas) ajuda a prevenir a degeneração macular, doença comum em pessoas mais velhas que pode ocasionar a perda da visão. A xeroftalmia, conhecida como síndrome do olho seco, também pode ser evitada com alimentos ricos em vitamina A.

Uso de telas

— O uso do computador não causa problemas sérios na visão, mas quando em ambientes com ar-condicionado pode acarretar ressecamento ocular. Para melhorar a hidratação do órgão, a dica é piscar voluntariamente com mais frequência. Quando o uso das telas é intenso, a lágrima produzida naturalmente evapora. Por isso, fechar e abrir os olhos é uma boa solução para o problema — além da utilização de colírios lubrificantes.

— Também é recomendável descansar o foco: pelo menos a cada duas ou três horas, olhar para o horizonte ou para objetos que estão mais distantes.

Fonte: http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/vida/bem-estar/noticia/2015/03/saiba-como-seu-estilo-de-vida-pode-afetar-a-qualidade-da-sua-visao-4724589.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *