Saiba o que é o glaucoma e como evitar a doença

Saiba o que é o glaucoma e como evitar a doença

Dia Nacional do Combate ao Glaucoma é comemorado nesta segunda-feira

Oftalmologista examina moça.O Glaucoma é a doença caracterizada por uma lesão no nervo óptico, normalmente causado pelo aumento da pressão ocular. Trata-se de uma doença silenciosa, que afeta milhões de pessoas e é a principal causa de cegueira irreversível no mundo.

O tipo mais comum, o glaucoma crônico de ângulo aberto, ocorre em cerca de 80% dos casos e pode levar à perda total da visão. Em grande parte dos casos, o glaucoma não apresenta sintomas e, por isso, o diagnóstico geralmente acontece quando doença se encontra em um estágio avançado e irreversível.

Para evitar que isso ocorra é imprescindível a realização de um check up anual pelo seu médico oftalmologista. O diagnóstico do glaucoma é feito com um exame oftalmológico completo, que inclui a medida da pressão intraocular e avaliação do nervo ótico.

Embora não tenha cura, um tratamento correto estabiliza a lesão glaucomatosa, impede a perda visual grave e evita a cegueira. O tratamento pode ser feito com colírios, laser e em alguns casos, cirurgia. O diagnóstico precoce é arma mais importante para combater essa grave doença.

Fonte: http://www.jornalfloripa.com.br/emcimadahora/site/?p=noticias_ver&id=4129

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.