Saúde dos olhos: Saiba os cuidados que todo bebê precisa

Saúde dos olhos: Saiba os cuidados que todo bebê precisa

Consultamos especialistas para saber quais são as doenças que mais costumam prejudicar a visão dos pequenos, seus sintomas e opções de tratamento.

Felizmente, boa parte dos problemas de visão que acometem recém-nascidos e crianças de até 2 anos são raros. Mas isso não significa que não merecem atenção especial – a maioria dessas doenças ameaça (e muito!) a saúde dos olhos. Os cuidados devem começar já na maternidade, quando se faz o Teste do Olhinho, um exame imprescindível para detectar enfermidades graves. “Ele vê se existe qualquer alteração dentro do olho, na retina, no cristalino, na córnea…”, explica Paulo Schor, chefe do departamento de oftalmologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O procedimento consiste na identificação de um reflexo vermelho que aparece quando um feixe de luz ilumina o olho do bebê. A reação significa que a criança não apresenta nenhum obstáculo ao desenvolvimento da sua visão.

Quando o pequeno já estiver em casa, o acompanhamento deve ser feito por meio de consultas anuais com um oftalmologista. “A visão do bebê está em desenvolvimento e demora para chegar ao mesmo nível do adulto”, diz a oftalmologista pediátrica Ana Tereza Moreira, professora de oftalmologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Por isso, problemas podem aparecer ao longo do crescimento.

Fonte: http://www.jptl.com.br/ler.php?id=80026

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *