Secretaria recebe visita da Assessora Especial para os Direitos Internacionais da Pessoa com Deficiência pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos.

Secretaria recebe visita da Assessora Especial para os Direitos Internacionais da Pessoa com Deficiência pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos.

Na próxima segunda, 10 de agosto, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo recebe a ilustre visita de Judith Heumann, Assessora Especial para os Direitos Internacionais da Pessoa com Deficiência pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos. Na Secretaria, a Assessora visita o Memorial da Inclusão, que reúne acervo fotográfico e a história dos movimentos sociais das pessoas com deficiência.

Ainda na Secretaria, Judith participa de reunião com empresas brasileiras e americanas e organizações não governamentais atuantes no segmento da pessoa com deficiência, com o intuito de trocar experiências sobre a garantia dos direitos das pessoas com deficiência, abordando o acesso à educação inclusiva e ao mercado de trabalho. Depois, Judith visita a unidade Vila Mariana da Rede de Reabilitação Lucy Montoro.

Na Rede Lucy Montoro, ela se reúne com representantes de prestadores de serviços, organizações da sociedade civil e fornecedores de tecnologias assistivas para abordar os desafios da reabilitação e conhecer as instalações. Atualmente são 15 unidades no Estado de São Paulo que realizam mais de 100 mil atendimentos por mês. A Rede Lucy Montoro figura como referência em reabilitação no Brasil, com creditação internacional.

Na terça, 11, a americana visita o Centro Paralímpico Brasileiro, encerrando as atividades em São Paulo. No Centro, ela conhecerá as futuras instalações e seus projetos para o treinamento de atletas de alto desempenho, o desenvolvimento de pesquisas de Medicina do esporte, o treinamento de profissionais da área e o envolvimento com a comunidade local, para o fomento da prática esportiva como instrumento de inclusão social de pessoas com e sem deficiência.

Judith é reconhecida internacionalmente por sua atuação na luta pelos direitos civis para pessoas com deficiência. Há mais de 30 anos está envolvida na frente internacional, trabalhando com organizações governamentais e não governamentais ao redor do mundo para efetivar os direitos humanos, questões de acessibilidade e cidadania para pessoas com deficiência.

Ela foi responsável pela implementação, em âmbito nacional, da legislação pertinente a programas de educação especial, pesquisa em deficiência, reabilitação vocacional e vida independente, com alcance de mais de 8 milhões de jovens e adultos com deficiência.

Fonte: http://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/ultimas-noticias/secretaria-recebe-visita-da-assessora-especial-para-os-direitos-internacionais-da-pessoa-com-deficiencia-pelo-departamento-de-estado-dos-estados-unidos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *