Secretários e Governador visitam as instalações do Centro Paraolímpico Brasileiro

Secretários e Governador visitam as instalações do Centro Paraolímpico Brasileiro

Na manhã desta segunda-feira, 18 de maio, o Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin; a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Dra. Linamara Rizzo Battistella; e o Secretário de Estado do Esporte, Lazer e Juventude, Jean Madeira, visitaram as obras do Centro Paraolímpico Brasileiro, na capital paulista. Também acompanharam a visita o Secretário de Estado Adjunto dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Cid Torquato, e o Chefe de Gabinete da mesma pasta, Dr. Cláudio Tucci Junior, entre outros.

O Centro está sendo erguido no Parque Fontes do Ipiranga, na zona sul da cidade de São Paulo, por uma parceria entre o Governo do Estado de São Paulo, o Governo Federal e o Comitê Paraolímpico Brasileiro. O espaço é pioneiro no país, sendo o principal legado de estrutura dos jogos “Rio 2016” para o esporte paraolímpico, configurando-se como principal centro de excelência do Brasil e da América Latina e um dos melhores do mundo voltado à preparação de atletas do paradesporto.

Serão contempladas 15 modalidades de esportes paraolímpicos: atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, natação, esgrima, futebol de 5, futebol de 7, goalball, halterofilismo, judô, rúgbi, tênis, tênis de mesa, voleibol sentado e triatlo. A concentração de modalidades em um só local é inspirada em países como Ucrânia, China e Coreia do Sul, que adotaram o mesmo modelo e obtiveram sucesso na preparação de atletas e seleções. A área construída está projetada em 94 mil metros quadrados.

O local servirá para treinamentos, competições e intercâmbios de atletas e seleções; preparação física; cursos para técnicos, árbitros, gestores e profissionais do esporte; além do desenvolvimento das ciências do esporte, no conceito de atuação interdisciplinar envolvendo fisioterapia, psicologia, fisiologia, nutrição e metodologia do treinamento, entre outras áreas.
O espaço será importante para as pessoas com deficiência, que se beneficiarão de pesquisas em diversas áreas científicas e tecnológicas e terão espaço para reabilitação em diversas deficiências.

A Secretária, Dra. Linamara, destacou o impacto do centro na vida dos atletas com deficiência. “O projeto é inovador, reúne em um só parque condições de alojamento e laboratório avançado de avaliação da condição física”. Segundo o Governador Geraldo Alckmin, a previsão de inauguração é até o final de 2015. Sobre o centro, o governador não economiza adjetivos. “Super bem localizado, perto do aeroporto de Congonhas, rodoanel e do metrô. Há 280 alojamentos, 15 modalidades esportivas e mata atlântica preservada dentro do Parque Fontes do Ipiranga. É um grande conjunto poliesportivo”.

Alckmin também destacou que grande parte dos atletas das Paralimpíadas, futuros usuários do Centro, é formada por 70% dos medalhistas do Time São Paulo. Entre os ganhadores de medalhas de ouro, 60% são do Time São Paulo, uma seleção de atletas de alto rendimento, do paradesporto, mantido pelo governo do Estado de São Paulo.

“Temos hoje 1300 colaboradores trabalhando ininterruptamente. Teremos alojamento para 280 atletas, parque aquático, conjunto de modalidades esportivas, toda parte de medicina esportiva, a primeira pista indoor do país, consultórios, laboratórios antidoping, pesquisa, eficiência, um grande centro paraolímpico que estará certamente entre os 5 ou 6 maiores e melhores do mundo. É uma bela conquista para São Paulo”, frisou o governador, acrescentando que o Brasil foi o sétimo colocado nas Paraolimpíadas de Londres, com melhor resultado do que nas Olimpíadas. “Se São Paulo fosse um país seria o oitavo do mundo”, destaca.

Fonte: http://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/ultimas-noticias/secretarios-e-governador-visitam-as-instalacoes-do-centro-paraolimpico-brasileiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *