Senac recebe exposição itinerante do Memorial da Inclusão
Senac recebe exposição itinerante do Memorial da Inclusão

Senac recebe exposição itinerante do Memorial da Inclusão

Entre os dias 15 e 24 de março, o Senac Francisco Matarazzo recebe a exposição itinerante do Memorial da Inclusão. Ação da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, os painéis da exposição têm como objetivo levar um pouco da história do movimento social da pessoa com deficiência ao conhecimento da população.

Imagem: Paineis do Memorial itinerante em exposição à população, observados por cadeirante, a jornalista Lia Crespo, parceira do Memorial

A exposição itinerante é composta por fotografias, documentos e manuscritos que fazem referência aos personagens que atuaram, e ainda atuam, há mais de 30 anos, no movimento de pessoas com deficiência.

Com o objetivo de incentivar discussões sobre o tema e tornar público o conhecimento sobre essa história, a mostra integra a exposição permanente Memorial da Inclusão: Os Caminhos da Pessoa com Deficiência, presente na sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, localizada no bairro Barra Funda, dentro do complexo do Memorial da América  Latina.

A mostra itinerante pode ser vista de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 8h às 14h, com entrada gratuita.

Memorial da Inclusão
A exposição permanente Memorial da Inclusão: Os Caminhos da Pessoa com Deficiência” foi inaugurada em 2009, como proposta da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo para levar à população registro histórico sobre os movimentos sociais de luta das pessoas com deficiência. O espaço conta com 12 ambientes compostos por painéis com logotipia recortada e aplicada em alto relevo, assim como piso tátil e tubos sonoros que descrevem o conteúdo dos painéis às pessoas com deficiência visual.

Um dos destaques é a Sala dos Sentidos, um local escuro, com painéis de texturas diversas, alteração de temperatura e sensores sonoros e de odor, onde a proposta é que o visitante reflita sobre a importância dos sentidos como tato, visão, audição e olfato.

Também é possível conhecer o Memorial da Inclusão por via digital, pelo sitewww.memorialdainclusao.sp.gov.br permite que pessoas com e sem deficiência conheçam o acervo do Memorial da Inclusão sem sair de casa. Por uma plataforma 3D, os visitantes se sentem dentro do Memorial e podem acessar textos e áudios em três versões (português, inglês e espanhol).

SERVIÇO
Exposição Memorial da Inclusão Itinerante
Local: Senac Francisco Matarazzo

Endereço: Av. Francisco Matarazzo, 249 – Barra Funda – São Paulo – SP
Telefone: (11) 2189-2100
Data 15/03 a 24/03/2016
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 8h às 14h.

Visitação gratuita

Fonte: http://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/ultimas-noticias/senac-recebe-exposicao-itinerante-do-memorial-da-inclusao

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *