Simpósio debate inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

Simpósio debate inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

Ilustração crianças deficientesPela primeira vez, Maceió será palco de um evento voltado inteiramente para a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Nesta sexta-feira (20) e sábado (21), o “II Simpósio Projeto Inclusão: Desafios e Conquistas” levará ao auditório do Centro Universitário Tiradentes (UNIT) palestras, debates e minicursos que orientam sobre o melhor aproveitamento das capacidades dessas pessoas no ambiente de trabalho.

Dados do Censo de 2010 mostram que 24% da população brasileira – 46% milhões de pessoas – possui algum tipo de deficiência. No entanto, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), em setembro de 2014 havia apenas 358.738 pessoas com deficiências atuando em empregos formais.

Desta forma, o II Simpósio vai abordar a importância de uma análise mais profunda e adequada sobre as características e capacidades das pessoas com deficiência em relação às vagas e ao ambiente de trabalho, trazendo para o debate especialistas de várias partes do país em uma data marcante: 21 de março, o Dia Internacional da Síndrome de Down.

“Somos todos diferentes e temos igualdade de direitos. Queremos motivar essas pessoas e conversar com os empregadores dizendo que a ideia está dando certo. Temos depoimentos de empresas pequenas e até multinacionais que falam da diferença no ambiente e no ganho de produtividade que tiveram contratando colaboradores com deficiência”, conta Angela Salomoni, uma das organizadoras do evento.

Organizado pelo Projeto Inclusão, a segunda edição do Simpósio conta com o apoio da Braskem em Alagoas, algo que tem uma dimensão maior do que o simples patrocínio, segundo Angela. “Quando uma empresa dá suporte a eventos que debatem inclusão, como a Braskem nos apoia desde a primeira edição, ela também passa a mensagem aos seus colaboradores que são pais, tios, irmãos de pessoas com deficiência que ela está batalhando junto pela inclusão, promovendo o conhecimento”, defende Angela Salomoni, que é mãe de uma garota de 12 anos com Síndrome de Down.

Programação e inscrições

Entre os palestrantes convidados estão Bárbara Kirchner, diretora de Estratégias do Instituto MetaSocial, que trabalha há quase 20 anos desenvolvendo ações com a mídia para promover a inclusão social, e o cineasta Alex Duarte, que vai falar sobre seu novo filme “Cromossomo 21” no debate “A Síndrome de Down desbravando fronteiras”.

No sábado (21), o minicurso “As possibilidades de inclusão de pessoas com deficiência no mercado formal de trabalho”, pela consultora Marilene Silva, vai apresentar a gestores, profissionais de Recursos Humanos e de Saúde como identificar a melhor forma de interagir e integrar colaboradores com deficiências no ambiente de trabalho.

As inscrições poderão ser feitas no credenciamento do evento, na sexta-feira (20), a partir das 16h, de acordo com a disponibilidade de vagas. O investimento é de R$ 100. As palestras acontecem das 17h às 22h, na sexta, e das 8h às 18h, no sábado.

A programação completa e mais informações podem ser encontradas no site do Projeto Inclusão:www.projetoinclusaomcz.com.br.

Fonte: http://www.tribunahoje.com/noticia/135721/cidades/2015/03/20/simposio-debate-incluso-de-pessoas-com-deficiencia-no-mercado-de-trabalho.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.