Socorro é referência nacional em turismo acessível

Socorro é referência nacional em turismo acessível

A cidade de Socorro (SP) é conhecida como “Cidade Aventura” pela grande quantidade de atividades que oferece, considerada um dos melhores lugares do Brasil para a prática do rafting, ainda possui uma das maiores tirolesas do país, com mais de 1 km de extensão, a única que atravessa dois Estados: São Paulo e Minas Gerais.

Há três anos, Socorro é palco do “Luzes de Natal”, que reutiliza garrafas pet para a decoração natalina. Este ano, foram aproveitadas 400 mil pets. Desta forma, os moradores têm contribuído para que a cidade tenha o Natal mais iluminado e sustentável do interior de São Paulo.

Socorro é referência nacional em turismo acessível (Foto: Divulgação)Socorro é referência nacional em turismo acessível (Foto: Divulgação)

Além de todos estes títulos, a cidade também é referência nacional em turismo acessível. Entre as mais de 20 atividades de aventura que oferece hoje, dez já foram adaptadas e podem ser praticadas até mesmo por cadeirantes.

O principal diferencial de Socorro é este cuidado com a cidade e a atenção com a acessibilidade de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, inclusive, com os idosos, crianças e gestantes. Praticamente todos os pontos e equipamentos turísticos da cidade foram ou estão sendo adaptados para permitir o acesso de pessoas que, usualmente, não poderiam participar das atividades ou visitar os atrativos.

O esforço de adaptação tornou a cidade um dos 10 Destinos Referência em Segmentos Turísticos do Ministério do Turismo e, como reconhecimento internacional, Socorro recebeu no ano passado, na Espanha, o Prêmio Rainha Sofia de Acessibilidade, outorgado pelo Conselho Real para Deficiência, do governo espanhol.

Socorro é tão especial que faz com que todos os visitantes se sintam especiais também. A proposta de inclusão, que teve início com as atividades de aventura, logo se estendeu para a cidade, para os serviços urbanos, públicos e privados. Desta forma, os turistas com deficiência podem se sentir mais livres e autônomos para circular na cidade e para fazer as atividades radicais, que estimulam a autossuperação, o trabalho em equipe, a coordenação e a coragem, num desafio saudável e seguro tanto para o corpo quanto para a mente.

Socorro é referência nacional em turismo acessível (Foto: Divulgação)Socorro é referência nacional em turismo acessível (Foto: Divulgação)

No Horto Municipal, por exemplo, onde nesta época do ano fica a Casa do Papai Noel, há um jardim aromático com sinalização tátil (pisos alerta e direcional, mapas táteis e placas em braille) para deficientes visuais, rampas de acesso, além de banheiros adaptados.

Três exemplos de locais adaptados são o Parque dos Sonhos, o Portal do Sol Hotel Fazenda e o Parque de Aventura Monjolinho. O primeiro, localizado no Vale do Rio Cachoeirinha, é o que mais oferece atividades adaptadas, que dependendo do grau de deficiência, pode chegar a 14 possibilidades. Outro destaque é a sinalização em volta do Parque dos Sonhos, e banners que indicam os tipos de deficiência que podem praticar cada atividade, além de destacar o grau de dificuldade.

Como exemplo de aventura acessível, está a modalidade do rafting, que todos podem fazer, sem exceção. Os deficientes visuais também realizam todas as atividades, mas o parque oferece adaptações para outras deficiências.

Socorro é referência nacional em turismo acessível (Foto: Divulgação)Socorro é referência nacional em turismo acessível (Foto: Divulgação)

A Tirolesa do Pânico é uma boa para quem quer sentir a adrenalina de perto, com os 160 metros de altura e 1 km de extensão. Além dessas, outras atividades estão disponíveis nos parques, como trilha, arvorismo, bóia-cross, canoagem, cavalgada, rapel, escalada, e até mesmo passeios de motos e quadriciclos e pulos adaptado de asa delta e parapente.

A cidade é exemplo para outras cidades em diversas ações, tanto para ampliarem seu espaço mais acessível, tornando comum a participação de todos, como no cuidado com o meio ambiente e no projeto de aproveitamento de reciclagem.

Aproveite esta época do ano, para conferir Socorro toda iluminada e decorada no “Luzes de Natal”, com lindos enfeites reciclados feitos de pets. Flores, guirlandas, sinos, velas, anjos, bengalas, botas, harpas, estrelas e bolas, produzidas com criatividade, estão decorando vários pontos da cidade. Na Casa do Papai Noel também foram utilizados pneus, que viraram bichos e xícaras no jardim.

Socorro é referência nacional em turismo acessível (Foto: Divulgação)Socorro é referência nacional em turismo acessível (Foto: Divulgação)

 

No ano passado, o evento levou 150 mil pessoas à cidade. Confira a programação completa pelo site www.socorroluzesdenatal.com.br,  com dezenas de shows, corais, bandas, orquestras, espetáculos teatrais, entre outras novidades.

O evento é uma realização da Prefeitura de Socorro, Conselho Municipal de Turismo e ACES – Associação Comercial e Empresarial de Socorro, e nesta edição conta com patrocínio do Shopping Moda de Fábrica, Feira Permanente de Malhas e Ecobier.

Os turistas ainda poderão percorrer todos os pontos iluminados da cidade a bordo de um charmoso trenzinho. De manhã, é possível fazer as atividades nos parques de aventura e à noite, curtir esse clima de Natal.

Os hotéis e pousadas de Socorro ainda tem reservas para quem quiser curtir a cidade durante o “Luzes de Natal”. Informações sobre hospedagem e atividades de aventura nos telefones   (19) 3895 9562 /  (19) 3895 4252 / (19) 9 9743 6494 e pelo site: www.socorro.tur.br

Serviço:
3ª Edição Socorro “Luzes de Natal”

Local de concentração das atividades: Praça da Matriz, que fica na Praça Cel. Olímpio Gonçalves dos Reis s/n°
Informações sobre a programação completa pelo site: www.socorroluzesdenatal.com.br

Fonte: http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/especial-publicitario/ace-socorro/luzes-de-natal-socorro/noticia/2015/12/socorro-e-referencia-nacional-em-turismo-acessivel.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.