Solidariedade leva mais de 83 mil pessoas ao Festa Inverno
Solidariedade leva mais de 83 mil pessoas ao Festa Inverno

Solidariedade leva mais de 83 mil pessoas ao Festa Inverno

O Torcida Solidária – Festa Inverno 2014 terminou no último domingo (13), contabilizando 83,1 mil pessoas desde a abertura, em 11 de junho – no ano passado foram 75 mil. Na área externa da Arena Santos, o público pode se divertir com danças populares, shows musicais, diversas opções de comidas, lanches e sobremesas, artesanatos, brincadeiras infantis e jogos eletrônicos, além de reunir para acompanhar em telões os jogos da Copa do Mundo. E o principal: contribuir para a manutenção do trabalho realizado por instituições assistenciais da cidade.

O esquenta de encerramento, domingo, teve a Quadrilha Junina Tia Bola (São Vicente). O figurino colorido, as cirandas e a animação dos 14 casais que formavam o grupo empolgaram os presentes. Entre eles, Kiko Morceli, 35 anos, acompanhado do pai e dos amigos como Helena Pontes, 41 anos. “É a terceira vez que venho. Este ano está tudo muito bom, perfeitamente organizado”.

“É a primeira vez que prestigio. A prefeitura e os organizadores estão de parabéns em preparar um espaço onde as pessoas podem se confraternizar”, comentou João Morceli, 68 anos. Quem também estava satisfeito era Marcus Uelbi, marcador da Quadrilha Tia Bola. “É um momento muito importante para nós do grupo. Explorar um evento desse porte para mostrar nosso trabalho é muito gratificante”.

Mais diversão

A animação da festa seguiu por conta da Jazz Big Band, que colocou o público para dançar com canções de Frank Sinatra, Domenico Modugno, Ivan Lins e entre outros. Nas áreas destinadas às crianças, muita animação marcou os instantes finais da festa. “Foi muito positiva nossa participação. Com um lugar a mais, tivemos um retorno financeiro para o Proeco maior que em relação aos anos anteriores”, disse Hélio Rosemberg, o presidente da ONG, que cuidou dos espaços Kids e Games.

Entre os 54 artesãos que expuseram e venderam seus trabalhos durante o evento, estavam as amigas Oneida de Carvalho Silva e Janete Aires Costa. Participantes das oficinas promovidas pelo Fundo Social de Solidariedade, elas mostraram o resultado do que aprenderam: pintura e bordados em panos de prato, pesos de porta, bijuterias, bolsas porta-assadeiras entre outras utilidades domésticas. “Para nós foi tudo muito bom. Valeu a pena”.

Ação do Coração

O espaço destinado aos voluntários da ‘Ação do Coração’ também teve um balanço positivo. Cerca de 5 mil corações de tecido foram confeccionados durante a Festa pelos monitores, que ensinaram a bordar e a costurar, e pelo o público em geral que contribuiu com a iniciativa. “Aqui é o ponto onde as pessoas encontram apoio e esperança”, disse Iracema Torres Amandio, coordenadora do local.

Culinária

Destaque no roteiro gastronômico do evento, o Educandário Santista comercializou 1.280 tainhas, de acordo com o presidente da instituição Pedro Antônio dos Santos. Outro ponto conhecido, a lanchonete do Lar Mensageiros de Luz, famosa por produzir fogazza (tipo de pastel), vendeu cerca de 300 salgados por dia, segundo os representantes da entidade. O Festa Inverno foi uma realização da prefeitura, por meio do Fundo Social de Solidariedade, secretarias de Turismo e Cultura, com apoio do governo estadual.

Fonte: http://www.santos.sp.gov.br/noticia/875374/solidariedade-leva-mais-de-83-mil-pessoas-ao-festa-inverno

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.