Táxi Acessível realiza mais de 30 viagens por semana

Táxi Acessível realiza mais de 30 viagens por semana

Cerca de 30 viagens semanais para o transporte de deficientes físicos são realizadas pelo táxi adaptado que circula na Cidade há quase cinco meses. Santos é pioneira na Baixada Santista na oferta do serviço, com veículo adaptado para cadeirantes.

Todas as corridas funcionam por meio de agendamento prévio junto à cooperativa de táxi à qual o taxista é cadastrado. O usuário paga o mesmo valor das viagens em carros comuns.

Desde que o novo táxi passou a circular, o motorista realiza em torno de 15 corridas por dia, sendo pelo menos cinco para transportar pessoas com deficiência ou que estão com mobilidade reduzida momentaneamente.

“A maioria das viagens é para levar pessoas que quebraram algum membro e não podem se deslocar para ir às consultas médicas”, conta o motorista Giovani Almeida Oliveira, que realizou treinamento específico na empresa que fez a adaptação veicular.

Com o apoio da CET, o permissionário Roberto Faria decidiu adaptar o veículo, pois conhecia a necessidade desse transporte especial na Cidade. “Tenho a permissão para realizar o serviço e sempre ouvi queixas dos cadeirantes. Foi um investimento de quase 30 mil reais”.

Como funciona

O cadeirante acessa o táxi pela traseira do carro, que foi rebaixada para permitir o seu embarque, com o auxílio de uma rampa. A estrutura suporta até 250 quilos. A cadeira de rodas é presa por equipamentos de segurança (cinto e trava de rodas).

O veículo ainda possibilita que mais dois passageiros sejam transportados no táxi, além do motorista. O carro é identificado por adesivos azuis com a figura de uma cadeira de rodas no vidro dianteiro, nas laterais e na lataria traseira.

Serviço

Agendamentos para o táxi acessível podem ser realizados por meio da Associação Disk Táxi, nos telefones 0800-7700231 ou 3202.1150.

Incentivo para adaptação de mais veículos

Para incentivar os demais permissionários a adaptarem o veículo ou substituí-los por modelos novos, a Prefeitura concedeu isenção fiscal do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) e do Preço para Ocupação de Áreas em Vias e Logradouros Públicos. O benefício vigora pelo tempo em que o veículo permanecer com as adaptações.

Os interessados devem procurar o Sindicato dos Taxistas Santos (Rua República do Equador, 175, Ponta da Praia), telefone 3261-2323, ou a CET-Santos (Av. Rangel Pestana, 126), fone
3228-9300.

Fonte:: http://www.santos.sp.gov.br/?q=noticia/880434/t-xi-acess-vel-realiza-mais-de-30-viagens-por-semana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.