Tênis inteligente é capaz de mostrar o caminho para cegos

Tênis inteligente é capaz de mostrar o caminho para cegos

Criado na Índia, calçado inteligente é capaz de compreender endereço informado pelo usuário e informar a melhor rota por meio de vibrações na sola do pé

Krispian Lawrence e Anirudh Sharm com tênis inteligente Lechal

Um tênis inteligente capaz de mostrar o caminho para pessoas cegas foi criado na Índia pela startup Ducere Tech. O gadget funciona em conjunto com um app compatível com dispositivos com sistema operacional Android, iOS e Windows Phone.

No aplicativo, o usuário deve informar o endereço de onde pretende ir. Após calcular a rota com o auxílio do GPS do tablet ou smartphone, o app envia as os dados do caminho para o tênis por Bluetooth e vibrações na palmilha do calçado indicam ao usuário qual caminho seguir.

Batizado de Le Chal, o tênis inteligente é uma criação dos engenheiros Krispian Lawrence e Anirudh Sharma. Uma equipe de 35 pessoas trabalha no desenvolvimento gadget de computação vestível – que ainda possui outras funções além de indicar o caminho.

“O calçado Lechal conta seus passos e monitora quantas calorias você queima”, afirmaram o criadores em entrevista publicada no blog do produto.

Por meio de um site, eles estão vendendo o tênis por cerca de 100 dólares. Quem quiser também poderá ter acesso à tecnologia por meio de uma palmilha inteligente, que possui os mesmos recursos que o tênis e deve ter preço parecido.

A previsão dos criadores é que tênis e palmilha comecem a ser entregues a seus compradores nos meses de março e abril do ano que vem, respectivamente.

Fonte: http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/tenis-inteligente-e-capaz-de-mostrar-o-caminho-para-cegos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *