Todos os sentidos da Copa
Todos os sentidos da Copa

Todos os sentidos da Copa

Rica em detalhes, a audiodescrição levou a emoção de uma partida da Copa para atletas do Lar das Moças Cegas

Já passava das sete horas da noite quando o ônibus do Lar das Moças Cegas (LMC) retornou a instituição com os nove sortudos que tiveram a oportunidade de viver a emoção de uma partida da Copa do Mundo do Brasil. A euforia  tomava conta do grupo, que estava em êxtase. “Foi um dia único”.

Os atletas do Goalball do LMC assistiram, nesta terça-feira, 01/07, ao jogo das oitavas de final, entre Argentina e Suíça, na Arena Corinthians, em São Paulo.  A instituição recebeu os ingressos através do projeto de narração audiodescritiva, que é uma iniciativa da FIFA, da URECE Esportes e Cultura e do Centro de Acesso ao Futebol na Europa (CAFE).

O grupo saiu de Santos, às 7h, e depois de uma longo caminho de onibus, metrô e trem, finalmente chegaram ao destino. “Fomos muito bem recebidos, a organizadora estava nos esperando na estação e nos encaminhou a um micro-ônibus que nos levou até a Arena”, conta José Mauro Neri, técnico das equipes femininas, que acompanhou o grupo.

Não faltaram elogios para a estrutura e a organização do estádio. “Fora de série, o estádio é de primeiro mundo. Muito bem organizado”, ressalta Neri. Os atletas puderam assistir o jogo com o recurso da audiodescrição, que levou os detalhes e a emoção da partida aos deficientes visuais.

Eles engrossaram a torcida da Argentina e ajudaram nossos “hermanos” a conseguir a classificação para as quartas de final. “Ninguém acertou o placar, mas valeu nosso apoio. Foi realmente incrível”, contou Danilo Rong, técnico das equipes masculinas que também foi ao jogo.

Muitos dos atletas nunca tinham ido a um estádio antes e a emoção tomou conta de todos. “Foi um momento ímpar em nossa vida. Tivemos uma oportunidade de viver a Copa além da emoção do rádio. Sentimos toda a energia do estádio, conhecemos torcedores argentinos e suíços, foi ótimo. Valeu a pena”, diz o atleta Gilmar Ribeiro.

Confira as fotos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *