TVs por assinatura passam a transmitir programas com audiodescrição

TVs por assinatura passam a transmitir programas com audiodescrição

Uma demanda do segmento dos cegos e das pessoas com deficiência visual consumidoras de TV por assinatura começa a ser atendida pelas empresas operadoras do setor. Vários programas de TV que já eram transmitidos com audiodescrição pelo sinal aberto agora estão sendo veiculados pelas emissoras a cabo.

audiodescricao

A audiodescrição é um recurso de acessibilidade que consiste em narrar, em língua portuguesa, toda e qualquer informação visual, como as contidas em filmes, novelas, séries, comerciais e outros.

As TVs por assinatura são obrigadas por lei a transmitir integralmente os canais abertos locais, incluído o áudio da audiodescrição. Apesar disso, até o início do ano era incomum encontrar o recurso – assim como o de legenda oculta. A constatação levou a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) e Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade) a solicitarem ações para sua exigência e fiscalização ao Ministério das Comunicações, à Agência Nacional do Cinema e à Agência Nacional de telecomunicações.

“Desde 2011 que a audiodescrição é uma realidade na TV Aberta, precisávamos agora conquistar esse espaço nas TVs por assinatura e graças à articulação com a Ancine e a Anatel, estamos constatando o aumento dos programas com este recurso e a adequação à quantidade de horas semanais que a lei determina”, avaliou o secretário nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antonio José Ferreira, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR).

Em 2014, as emissoras abertas devem veicular quatro horas por semana de programação audiodescrita; a partir de julho de 2015, serão mais duas horas por semana, num cronograma crescente que chegará a vinte horas por semana em 2020.

Caso o telespectador verifique que sua operadora de TV por assinatura não transmite a audiodescrição em programas que têm o recurso na TV aberta local, a denúncia pode ser feita pelo telefone ligando para 1331, da Anatel.

Fonte: http://portal.comunique-se.com.br/index.php/comunicacao/75094-tvs-por-assinatura-passam-a-transmitir-programas-com-audiodescricao

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *