Um relógio inteligente e específico para deficientes visuais

Um relógio inteligente e específico para deficientes visuais

Uma fabricante de eletrônicos sul-coreana promete tornar a vida de deficientes visuais mais prática com um novo modelo de relógio inteligente específico para as suas necessidades. Batizado de The Dot, o acessório utiliza imãs e um conjunto de pinos para criar caracteres em braille na sua tela , permitindo a leitura de mensagens e o uso de apps pareados com o celular.

Em entrevista ao site Tech in Asia, o diretor-executivo e cofundador da companhia Dot, Eric Ju Yoon Kim, diz esperar que o acessório liberte as pessoas cegas para que interajam com os seus dispositivos em seus próprios termos.

— Até agora, se você recebesse uma mensagem da sua namorada no seu iPhone, por exemplo, você tinha que escutar a assistente Siri lê-la naquela voz, que é impessoal — explicou ele. — Você não preferia ler a mensagem para si mesmo e escutar a voz da sua namorada na sua cabeça?

Apesar desse tipo de tecnologia não ser exatamente novidade, conforme já mostramos neste artigo, a sua implementação em um dispositivo móvel é. Além disso, Kim diz que pretende vender o dispositivo por menos de US$ 300 — um valor muito mais em conta do que os computadores que utilizam a chamada “tecnologia braille ativo” e que custam cerca de US$ 3 mil.

— Noventa por cento das pessoas cegas se tornam assim após o seu nascimento, e não há nada para elas agora. Elas perdem o acesso a informação de repente. Dot pode ser o seu guia, para que eles aprendam braille e acessem informações diárias pelos seus dedos — afirma Kim.

O executivo prevê o lançamento do dispositivo nos EUA para dezembro deste ano. Inicialmente, serão produzidos apenas cerca de 10 mil relógios. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, existem cerca de 285 milhões de pessoas com problemas de visão no mundo, das quais cerca de 39 milhões são completamente cegas.

Fonte: http://www.hospitaldeolhos.com.br/noticia/1866

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.