Virada Inclusiva e entrega do Prêmio Ações Inclusivas marcam Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Virada Inclusiva e entrega do Prêmio Ações Inclusivas marcam Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo marca o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, com a abertura da Virada Inclusiva e a entrega do 5º Prêmio Ações Inclusivas para Pessoas com Deficiência.

A abertura oficial da Virada Inclusiva será no Conjunto Nacional, na avenida Paulista, às 13h, com a inauguração da exposição “História das Paralimpíadas”. Também no dia 03, às 19h, a Virada Inclusiva realiza, no Teatro Sergio Cardoso, o show de Fabiana Cozza e banda, com a participação de Billy Saga, Renato José e Edgard Jacques. A Virada segue durante o final de semana, dias 05 e 06 de dezembro, em todo o Estado de São Paulo.

Na parte da tarde do dia 03/12, a partir das 15h, a Secretaria abre suas portas para as instituições e gestores públicos do Estado de São Paulo que contam com práticas inclusivas voltadas para as pessoas com deficiência. Serão premiados dez finalistas, entre os quais duas organizações, uma governamental e uma instituição sem fins lucrativos, recebem troféus. Na ocasião, também uma personalidade de destaque recebe o título de “Personalidade do Ano 2015”.

O Prêmio e a Virada acontecem desde 2010 em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado no dia 03 de dezembro.

A Virada Inclusiva é um evento de três dias que visa incentivar e possibilitar que pessoas com e sem deficiência possam estar juntas em ações inclusivas nas ruas, praças, parques, museus, teatros, salas, estações de metrô e trem, e todos os espaços possíveis.

O intuito é dar visibilidade à garantia do pleno exercício da cidadania e a inclusão social de todas as pessoas, com e sem deficiência, tendo como força a construção de uma sociedade verdadeiramente democrática e inclusiva.

Dia 03, por que?
O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência comemora-se anualmente em 3 de dezembro.
Esta celebração realiza-se desde 1998, ano em que a Organização das Nações Unidas avançou com a convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência.

A data tem como principal objetivo a motivação para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência e a mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar destas pessoas.

Cada ano, o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, tem um tema específico, que pauta as atividades e eventos deste dia. Em 2015 o tema é “A inclusão importa: acesso e capacitação para pessoas de todas as habilidades”.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA VIRADA PODE SER CONFERIDA EMhttp://viradainclusiva.sedpcd.sp.gov.br
AS AÇÕES PREMIADAS EM ANOS ANTERIORES PODEM SER VISTAS EMhttp://premio.sedpcd.sp.gov.br

SERVIÇO
Virada Inclusiva 2015
Data: 03, 05 e 06 de dezembro
Data abertura: 03 de dezembro
Horário Abertura: 13h e 19h
Locais: Condomínio Conjunto Nacional – Av. Paulista, 2073 – Consolação, São Paulo (13h) e Teatro Sérgio Cardoso: Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista, São Paulo (19h)
Programação: http://viradainclusiva.sedpcd.sp.gov.br

Fonte: http://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/ultimas-noticias/virada-inclusiva-e-entrega-do-premio-acoes-inclusivas-marcam-dia-internacional-das-pessoas-com-deficiencia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.