Virada Inclusiva fecha 2015 com mais de mil atividades no Estado de São Paulo

Virada Inclusiva fecha 2015 com mais de mil atividades no Estado de São Paulo

Nos dias 03, 05 e 06 de dezembro, o Estado de São Paulo foi palco do evento cultural Virada Inclusiva, realizado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo.

Pelo sexto ano consecutivo, a Virada aconteceu em mais de 80 municípios com mais de mil atividades culturais, voltadas às pessoas com e sem deficiência.

A abertura do evento aconteceu dia 03 de dezembro, celebrando o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, com um show no Teatro Sérgio Cardoso, da cantora Fabiana Cozza, que recebeu os convidados Billy Saga, Renato José e Edgard Jacques.
A Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dra. Linamara Rizzo Battistella esteve presente na abertura e ressaltou a importância da cultura na inclusão das pessoas com deficiência. Além disso, Dra. Linamara destacou a celebração de conquistas e a busca pelo avanço de direitos.

“Esse é o momento de realinhar os planos e pensar no futuro, nada melhor do que comemorar com música, ouvir, sentir e pensar junto com todos”, destacou. “Juntos, partilhando direitos, solidários, unidos, conquistando garantias, vamos construindo um novo São Paulo, um novo Brasil. Juntos nessa caminhada, para celebrar e para conquistar o que ainda não alcançamos”, acrescentou.

Durante os três dias, inúmeras ações aconteceram. O Parque Villa Lobos recebeu a Action Park, uma atividade que convida pessoas sem deficiência a percorrerem com cadeira de rodas um circuito que simula 7 obstáculos do dia-a-dia enfrentados pelas pessoas com deficiência, como paralelepípedo, tampa de bueiro, rampa com inclinação inadequada e passagem estreita. O objetivo da atividade é sensibilizar arquitetos, urbanistas e a população em geral para que a acessibilidade seja lembrada na projeção de ruas, calçadas, edifícios públicos e privados.

Além disso, o Conjunto Nacional, recebeu a exposição “Jogos Paralímpicos: Espírito em Movimento”, com fotos e informações sobre o desporto brasileiro.

No sábado, 05 de dezembro, a Avenida Paulista recebeu a caminhada feita em parceria com o Movimento Superação e a ONG Mais Diferenças.

Domingo aconteceu a Bicicleta Inclusiva na Avenida Paulista, onde ciclistas com e sem deficiência puderam percorrer a avenida em segurança com vários modelos de bicicleta, como as handbikes, para pessoas com deficiência nos membros inferiores, tanden para pessoas com deficiência visual e outros modelos em que há garupa e lugar para mais pessoas.
O encerramento da Virada Inclusiva ficou por conta do cantor Chico Cesar que deu um show no Memorial da América Latina.

Confira o álbum de fotos da Virada Inclusiva na página da Secretaria no Facebook: http://on.fb.me/1HRqzAN

Para conferir mais informações sobre a Virada Inclusiva, nesta e nas edições anteriores, acesse:
http://viradainclusiva.sedpcd.sp.gov.br

Fonte: http://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/ultimas-noticias/virada-inclusiva-fecha-2015-com-mais-de-mil-atividades-no-estado-de-sao-paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *