Voluntários gravam audiolivros para deficientes visuais na Urca
Voluntários gravam audiolivros para deficientes visuais na Urca

Voluntários gravam audiolivros para deficientes visuais na Urca

Inicialmente, serão gravadas obras literárias para o vestibular 2016.2, mas a proposta é expandir para outros livros

O Núcleo de Acessibilidade da Pessoa com Deficiência da Universidade Regional do Cariri (Urca) desenvolveu um projeto chamado “Empresta a sua voz”. A iniciativa reúne voluntários que gravam audiolivros para portadores de deficiência visual com leituras de processos seletivos, concursos e vestibulares da Urca. A reportagem é da Rede Jangadeiro FM.

A ideia é promover um acervo acessível para pessoas com deficiência visual. A proposta é da professora de braile do Martha Milene Fontenele Carvalho.

Inicialmente, serão gravadas obras literárias do vestibular 2016.2, mas a proposta é expandir para outros livros da biblioteca central, que fica no campus Pimenta, incluindo obras acadêmicas e científicas.

O Núcleo de Acessibilidade foi inaugurado no início de março de 2016 e conta com equipamentos e materiais didático-pedagógicos, adquiridos pela universidade, como máquinas de datilografia em braille, calculadoras sonoras, display em braille e impressora em braille, mas ainda não dispõe de um local adequado para as gravações.

Todo o material gravado ficará disponível no Núcleo de Acessibilidade e disponível para estudantes e comunidade em geral que tenham deficiência visual.Pessoas interessadas em participar devem se apresentar no Nuarc, que fica no corredor de acesso ao Departamento de Letras, no campus Pimenta.

Fonte: http://tribunadoceara.uol.com.br/noticias/educacao/voluntarios-gravam-audiolivros-para-deficientes-visuais-na-urca/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *