9 de Dezembro: Dia da criança com deficiência
9 de Dezembro: Dia da criança com deficiência

9 de Dezembro: Dia da criança com deficiência

Hoje, 9 de dezembro, é o dia da criança com deficiência. E, em alusão a data, vamos falar sobre os sinais e os cuidados com os pequenos que são baixa visão ou cegos.

Toda criança passa por etapas de desenvolvimento, e é muito importante que os pais estejam sempre atentos a essas fases. Crianças com deficiência visual geralmente apresentam atrasos no desenvolvimento. Segundo Arine Tabosa, Fisioterapeuta do LMC, é importante prestar atenção nas seguintes questões:
✅ A criança não estabelece contato visual com a mãe durante a amamentação
✅ Não ir atrás do brinquedo ou desinteresse nos brinquedos coloridos, preferindo aqueles com som
✅ Tropeçar constantemente
Crianças com baixa visão possuem algumas estratégias que podem facilitar a estimulação, pois se há percepção de cor, contraste ou contorno, já auxilia os pais e a profissional a trabalharem.
Vale ressaltar que, toda criança, independente de ter deficiência ou não, precisa de acompanhamento com o pediatra e ter os exames em dia.
Descrição da imagem: No espaço lúdico sensorial, a profissional Arine Tabosa está posicionada à direita, enquanto à esquerda está uma criança do lar sobre uma ponte de madeira. A criança veste uma calça azul-escura e blusa branca, enquanto Arine está vestida com calça jeans e jaleco branco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *