Blog

Notícias

Quando a determinação supera qualquer barreira

26 de fevereiro de 2026
Quando a determinação supera qualquer barreira

A vida de Márcio mudou completamente entre 2008 e 2010, quando perdeu a visão.


Ele não imaginava como o Lar tinha tanta estrutura e disponibilidade para ensinar, inclusive algo essencial como andar com a bengala.


Nos primeiros três meses, ficou dentro de casa, com medo de se machucar, de machucar outras pessoas e também preocupado com o que os outros iriam pensar.


Até que tomou uma decisão: “Não! Vou correr atrás!”. A partir de 2011, a professora Lindinha apresentou a natação, e ele começou a competir. Da natação, seguiu para a corrida, o pedestrianismo e, depois, para o atletismo, com modalidades como arremesso de peso e salto em distância. Também passou pelo goalball.


Hoje, participa de diversas atividades: academia, pilates, caminhada na praia, remo, capoeira, alongamento, yoga e computação, um pouco de tudo dentro da instituição. Também destaca a oficina pedagógica e a padaria, que, segundo Márcio, foram experiências maravilhosas.


O LMC se tornou uma nova família e um novo sentido de vida. Muitas vezes, amigos, colegas e até familiares se afastam por medo de que a pessoa se machuque ou por acreditarem que ela não consegue realizar atividades sozinha. No LMC, Márcio aprendeu a se tornar mais independente e a se reconhecer como alguém capaz de estar plenamente incluído na sociedade.



#ParaTodosVerem: Márcio em pé, na quadra do LMC. Ele veste o uniforme branco do LMC. 

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.