
Blog
Saiba mais sobre o projeto de orientação alimentar
05 de fevereiro de 2025

Nas aulas de Atividades da Vida Autônoma e Social (AVAS), os alunos desenvolvem habilidades práticas para enfrentar desafios do cotidiano, como realizar suas refeições com independência.
Uma dificuldade comum entre os estudantes é o receio de comer sozinhos. Muitos têm medo de se machucar com o garfo ou de derrubar comida do prato, situações que podem causar constrangimento.
Para superar esse desafio, foi criado o projeto Orientação Alimentar, que organiza os alimentos no prato de forma padronizada. Dessa maneira, os alunos aprendem a identificar a localização da proteína, da salada, dos alimentos cozidos, do arroz e do feijão. Esse método oferece maior autonomia durante as refeições realizadas no Lar das Moças Cegas, e podem ser aplicadas em outros ambientes, principalmente em casa.
Essas iniciativas são fundamentais para garantir que os estudantes se sintam confiantes e seguros em qualquer lugar.
Descrição da imagem: Ao centro, prato com divisória em formato de ‘X’ para separar os alimentos. Na parte de cima, arroz e feijão, à esquerda, legumes, à direita, salada crua e, na parte de baixo, carne. No canto superior esquerdo, o texto ‘Orientação Alimentar’. No canto inferior direito, logotipo da instituição.