Conheça o Programa de Orientação e Mobilidade (PROEM)
Conheça o Programa de Orientação e Mobilidade (PROEM)

Conheça o Programa de Orientação e Mobilidade (PROEM)

Você sabia que, aqui no LMC, todos os funcionários, estagiários e voluntários passam pelo Programa de Orientação e Mobilidade (PROEM)?
A atividade é individual, e todos que ingressam no Lar passam por ela. O PROEM é conduzido pela professora Valéria Cristina, e os participantes precisam ficar vendados. A primeira tarefa é o jogo da memória tátil, no qual as pessoas precisam encontrar peças com texturas idênticas. Em seguida, os funcionários percorrem o primeiro andar do LMC, utilizando a bengala guia com o comando de voz da professora.
O objetivo do PROEM é fazer com que as pessoas se coloquem no lugar do deficiente visual, além de compreender a importância dos sentidos remanescentes, para perceber que, mesmo sem a visão, é possível utilizar os demais sentidos para se nortear.
Ao finalizar, a professora questiona quais foram os aspectos positivos e negativos da experiência. Os lados negativos geralmente envolvem medo e desconforto, enquanto os positivos estão relacionados à sensação de segurança por ter alguém ao lado orientando.
O PROEM é concluído com a retirada da venda e a reflexão da educadora: “O participante tira a venda. O deficiente visual continua com ela”.
Descrição da imagem: No lado esquerdo, imagem de inspetora, que usa blusa e calça preta. Moça está vendada e segura bengala. Ao lado, professora Valéria orienta.
No lado direito, fundo amarelo com elementos gráficos em azul. No canto superior direito, caixa de texto branca com o título ‘O que é? PROEM (Programa de Orientação e Mobilidade)’. No canto inferior direito, logo do LMC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *