Velocidade de leitura: Quais recursos ópticos que auxiliam na leitura
Velocidade de leitura: Quais recursos ópticos que auxiliam na leitura

Velocidade de leitura: Quais recursos ópticos que auxiliam na leitura

Pessoas com deficiência visual enfrentam dificuldades para enxergar letras, mas existem recursos ópticos que auxiliam na leitura.

Apenas um profissional pode avaliar a necessidade de recursos e qual é o mais adequado de acordo com cada situação. Conheça alguns deles:

Lente asférica: Quando o indivíduo apresenta um grau de visão maior em um olho em comparação ao outro.

Lente prismática: Quando a visão é boa nos dois olhos ao mesmo tempo.

Telescópio: Utilizado para pessoas com dificuldade de enxergar à distância, como o número de um ônibus.

A tecnologia também tem um papel importante nos recursos de leitura, como a lupa eletrônica, que amplia o texto em até 15x, adaptando-se conforme necessário.

Aqui no LMC, quando o profissional identifica o melhor recurso para o paciente, é necessário que o indivíduo compareça às consultas para treinar a leitura, aprender a movimentar a cabeça e as mãos adequadamente, para só assim inserir o equipamento no dia a dia.

Descrição da imagem: Em cima de uma mesa clara, recursos ópticos aparecem na seguinte disposição: no canto direito, folha branca com frases em diferentes tamanhos. Em cima dela, lupa eletrônica. Ao lado esquerdo da página, dois óculos e um telescópio.

No canto superior direito, caixa de texto azul escrito ‘Tecnologia assistiva’ e ‘Velocidade de leitura’ em letras brancas. No canto inferior direito, logo do LMC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *