
Blog
Dia Nacional do Combate ao Retinoblastoma
18 de setembro de 2024

O retinoblastoma é o tumor ocular mais comum em crianças. Embora seja mais frequente no público infantil, esse tipo de câncer também pode ocorrer em adultos. A doença pode ser causada por uma mutação genética ou hereditária.
Existem três tipos de retinoblastoma:
Unilateral: afeta apenas um olho
Bilateral: afeta ambos os olhos
Trilateral: tumor hereditário nos dois olhos e outro associado às células nervosas primitivas do cérebro.
Os principais sintomas da doença incluem: reflexo esbranquiçado na pupila ao ser exposta à luz, desvio do olho - estrabismo e tremor nos olhos. Esses sintomas podem aparecer isoladamente ou em conjunto.
O diagnóstico é feito por meio de exames de imagem, conforme a avaliação médica, e o tratamento, dependendo do caso, pode incluir quimioterapia, laser, cirurgia ou entre outros.
A detecção precoce desempenha um papel importante, pois ao levar a criança ao médico, pode-se salvar sua visão e até mesmo sua vida.
A oftalmologista do LMC, Dra. Bruna Bois, recomenda que os pais realizem o teste do olhinho no recém-nascido ainda na maternidade. Além disso, aconselha que a criança seja levada ao oftalmologista a cada trimestre, até completar três anos de idade.
Descrição da imagem: Criança está posicionada à frente da câmera, com a mão esquerda levantada próxima à orelha. Ela é branca, possui olhos azuis, sendo o esquerdo com reflexo esbranquiçado, poucos fios de cabelo e veste um vestido branco sem mangas, decorado com detalhes azuis na frente. O fundo da imagem é claro, e parte do braço e do torso de um adulto pode ser vista atrás da criança.
No canto superior esquerdo, o título ‘18 | setembro’ e ‘Dia Nacional da Conscientização do Retinoblastoma’. No canto inferior direito, logotipo da instituição.